Na sequência da passagem da depressão Kristin pelo território de Portugal Continental, que nos últimos dias provocou condições meteorológicas adversas, a Águas Públicas da Serra da Estrela, EIM, S.A. (APdSE) informa que parte da sua área de intervenção foi afetada, com maior incidência no Concelho de Oliveira do Hospital, registando-se igualmente ocorrências nos
concelhos de Gouveia e Seia.
As equipas técnicas da APdSE encontram-se no terreno desde o primeiro momento, a avaliar e a mitigar os impactos verificados, sobretudo ao nível de danos em infraestruturas, muitos dos quais associados à acumulação de lamas, materiais florestais e outros detritos arrastados pelas fortes correntes de água e inundações.
Importa, no entanto, esclarecer que, à presente data, não se registam locais sem abastecimento de água para consumo humano na área de intervenção da empresa.
No que respeita à qualidade da água, os parâmetros de controlo encontram-se dentro dos níveis satisfatórios e regulamentares, não tendo a tempestade provocado impactos permanentes na qualidade da água distribuída. Assim, a população pode confiar plenamente no consumo e utilização da água da rede pública.
Relativamente às situações anteriormente comunicadas referentes às localidades de Avô e Alvôco, informa-se que a ocorrência registada nas captações localizadas nos rios Alva e Alvôco, resultante de inundação nas captações e que originou alterações temporárias na coloração da água, encontra-se ultrapassada.
A APdSE continuará a assegurar o acompanhamento permanente do sistema de abastecimento, garantindo a qualidade e segurança da água fornecida aos seus consumidores. A empresa apela ainda a todos os seus clientes que permaneçam atentos a eventuais alterações visíveis na água, nomeadamente na coloração, odor ou turvação, solicitando que, em caso de anomalia, entrem em contacto através dos canais oficiais da APdSE, de forma a que a situação possa ser prontamente analisada e resolvida, sempre que necessário.
A APdSE manter-se-á vigilante e empenhada na rápida reposição e limpeza das infraestruturas afetadas, reforçando o seu compromisso com a continuidade do serviço público e a proteção da saúde pública













Comentários