O Dia Internacional do Migrante, 18 de dezembro, é assinalado com uma instalação fotográfica intitulada “Entre lugares, há afetos que viajam”, patente no edifício dos Paços do Concelho de Idanha-a-Nova.
“Entre lugares, há afetos que viajam” mostra-nos as memórias que atravessaram fronteiras e as histórias de coragem, de saudade e de esperança.
Promovida pelo Gabinete de Apoio às Migrações e Interculturalidade da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, esta iniciativa tem o seu início precisamente no Dia Internacional do Migrante e pode ser vista até ao início do ano de 2026.
Neste dia 18 de dezembro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência das Nações Unidas, destaca a importância em todo o mundo das contribuições de milhões de pessoas que estão foram dos países de origem, salientando que os migrantes ocupam funções essenciais nos mercados de trabalho, colmatam lacunas, promovem inovação,
apoiam a estabilidade demográfica e impulsionam o crescimento das economias.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou neste Dia Internacional do Migrante a importância de “estarmos unidos pelos direitos de cada migrante, tornando a migração digna e segura para todos”.












Comentários