Castelo Branco

Museu Francisco Tavares Proença Júnior tem novas peças (e muitos mais…)

0

O Núcleo de Arte Sacra do Museu Francisco Tavares Proença Júnior foi recentemente ampliado, reforçando a relevância deste conjunto museológico religioso no panorama cultural e patrimonial da região.

A apresentação oficial do novo percurso expositivo teve lugar no passado sábado, 13 de dezembro, e incluiu uma visita conduzida por Ricardo Jorge Nunes da Silva, docente da ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e investigador no ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O Professor, responsável pelo apoio científico do Núcleo, acompanhou os participantes numa abordagem aprofundada e esclarecedora sobre as peças agora integradas, numa oportunidade única para o público conhecer e beneficiar do enquadramento histórico, artístico e simbólico.

O Núcleo de Arte Sacra integra peças de grande valor patrimonial, nomeadamente pintura, escultura, livros litúrgicos e paramentos bordados, provenientes do acervo do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, da Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira e da Coleção de Arte do Novo Banco.

O Núcleo de Arte Sacra faz parte do circuito permanente do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, que se encontra aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

Maria dos Remédios é a nova assistente virtual do Município de Lamego

Notícia anterior

Passagem de Ano na Batalha promete muita música e animação: saiba o programa

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados