Coimbra

Câmara de Coimbra quer celeridade na passagem da Estação Nova para o município

0

 A presidente da Câmara de Coimbra defendeu a possibilidade do uso da Estação Nova pelo município, encerrada no âmbito do projeto de ‘metrobus’, e pediu ao Governo celeridade nesse processo.

A Estação Nova (Coimbra-A), situada na Baixa de Coimbra, encerrou em janeiro, ao fim de 140 anos, face ao fecho da linha ferroviária que a liga a Coimbra-B, num ramal que será ocupado no futuro pelo Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), com autocarros elétricos articulados a circular em canal dedicado.

Em declarações à agência Lusa, Ana Abrunhosa disse que na reunião que teve com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na quarta-feira, pediu ao Governo “celeridade para a possibilidade de o município de Coimbra passar a dar um uso à Estação Nova”.

“Não sei qual é a forma jurídica mais adequada, mas estudá-la-emos. O que nos interessa é que seja o município de Coimbra a usar a Estação Nova e que a estação seja um equipamento onde possamos ter várias valências para a cidade e não um equipamento que se está a degradar e que está fechado”, disse a nova presidente de Câmara de Coimbra (PS/Livre/PAN), que tomou posse no início deste mês.

Ana Abrunhosa espera que se adote “a solução jurídica que seja mais rápida”, dando nota de que o ministro “mostrou total abertura” para o processo e que pediu celeridade à sua equipa para garantir que a Câmara de Coimbra possa usar aquele equipamento.

De acordo com a autarca, o ministro deixou-lhe também o compromisso de que o concurso público para a segunda fase da linha de alta velocidade (Oiã-Coimbra) será “lançado antes do final do ano” (o relançamento do concurso, que viu chumbada a única proposta apresentada quando foi inicialmente lançado, estava previsto para maio).

Ana Abrunhosa salientou ainda de que nesse relançamento de concurso é salvaguardada a localização da estação de alta velocidade de Coimbra em Coimbra-B, tal como previsto no projeto.

Durante a campanha, Ana Abrunhosa prometeu criar uma agência para o investimento e instalá-la na antiga estação de Coimbra-A.

Notícias do Centro | Lusa

Coimbra revela abertura do Governo para uma só autoridade de transportes na região

Notícia anterior

Fundação Côa Parque defende participação comunitária na preservação da arte rupestre

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra