Aveiro

Miguel Gomes da IL propõe para Aveiro menos impostos e seguro de saúde municipal

0

O candidato do partido Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Aveiro, Miguel Gomes, propôs hoje no seu programa eleitoral menos impostos, uma burocracia mais ágil e seguro de saúde municipal para os habitantes do concelho.

Segundo o cabeça-de-lista dos liberais, esses compromissos refletem uma estratégia apostada em “transformar Aveiro num município mais livre, mais próspero e mais justo, onde o mérito é reconhecido e a liberdade individual respeitada”.

Nas questões fiscais, Miguel Gomes salientou que “a essência do liberalismo é confiar nas pessoas” e anuncia depois que a sua intenção é “reduzir o IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] para o valor mínimo legal, devolver aos aveirenses a totalidade dos 5% de IRS que a Câmara cobra anualmente e extinguir a derrama para as empresas”.

O candidato acredita que isso facilitará a fixação de mais famílias no concelho e atrairá investimento, para o que contribuirá também a criação de um portal online “onde qualquer cidadão pode submeter projetos de reclassificação de terrenos para habitação com resposta obrigatória em 60 dias” – porque “chega de processos que dormem nas gavetas durante anos”.

“Assim se promove também mais habitação”, realçou o candidato liberal, defendendo uma gestão camarária “que não sufoque com burocracia e antes facilite”.

Miguel Gomes quer “criar em Aveiro um seguro de saúde municipal que garanta a cada cidadão liberdade de escolha para poder marcar consultas, exames e tratamentos sem depender do caos do SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, o que vê como “uma medida simples, mas transformadora e viável”.

As outras prioridades do candidato da IL passam pela mobilidade “urbana e rural”, mediante serviços de autocarro “com horários adaptados aos turnos das empresas de Taboeira, Cacia ou Oliveirinha” e um conjunto de ciclovias que funcionem efetivamente em rede, em vez de constituírem “remendos desconexos”.

“Aprendemos com os erros do passado – chega de ciclovias que não vão a lado nenhum ou que põem ciclistas em perigo! Vamos resolver os pontos negros como a travessia da Avenida Europa”, propôs.

Quanto à rede de velocípedes partilhados, o candidato considera “incompreensível que as Bugas estejam confinadas ao centro” e anuncia que as irá “expandir para Esgueira, São Bernardo, Aradas, Santa Joana”, acrescentando-lhes trotinetas.

Além disso, comprometeu-se a “lutar pela modernização da linha ferroviária do Vouga e pela ligação direta a Viseu e Salamanca”.

Outras propostas de Miguel Gomes são a abertura das escolas à comunidade, “permitindo que associações culturais e clubes desportivos usem estes espaços para atividades”; a reabilitação da Ribeira de Esgueira para efeitos de navegabilidade, turismo náutico e lazer; a criação de “um verdadeiro parque da cidade entre o Pavilhão dos Galitos e Vilar”.

A conclusão do cabeça-de-lista da IL é que as eleições do dia 12 de outubro constituem “um momento decisivo” para Aveiro. “Podemos escolher continuar com as mesmas políticas, as mesmas caras, as mesmas promessas não cumpridas, ou podemos escolher uma mudança que põe a liberdade individual no centro (…) e vê no Estado um facilitador em vez de um obstáculo”, concluiu.

Além de Miguel Gomes pela IL, à Câmara de Aveiro nas próximas autárquicas também concorrem Alberto Souto pelo PS, Luís Souto pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, João Moniz pelo BE, Isabel Tavares pela CDU, Bruno Fonseca pelo Livre, Diogo Machado pelo Chega, Paulo Alves pelo Nós Cidadãos e Ana Rita Moreira pelo PAN.

Nesse município com 97,58 quilómetros quadrados e cerca de 81.000 habitantes, a Câmara é atualmente liderada pelo social-democrata José Ribau Esteves, que, no seu terceiro mandato, integra o executivo com outros cinco eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM e ainda três vereadores da parceria PDS/PAN.

Notícias Do Centro

Suspeito de ter ateado fogo em Seia retido no posto da GNR para ser detido pela PJ

Notícia anterior

600 operacionais a combatem fogo em Seia

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro