Guarda

CineEco em Seia terá este ano 81 filmes a concurso e nova categoria para ‘curtas’

0

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorre, este ano, de 10 a 18 de outubro, em Seia, com 81 filmes a concurso e uma nova categoria para curtas-metragens de ficção, não ficção e animação.

O CineEco é o único festival de cinema em Portugal dedicado em exclusivo à temática ambiental, nota a organização.

É um dos festivais de cinema sobre ambiente mais antigos do mundo, que se realiza em Seia, no distrito da Guarda, anualmente, em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do município local.

Segundo a organização, esta 31.ª edição tem em competição 81 longas, médias e curtas-metragens internacionais e em língua portuguesa, filmadas em 31 países, “propondo um mosaico cinematográfico rico e diversificado sobre os desafios ambientais contemporâneos”.

Quanto à seleção internacional de longas-metragens, o festival apresenta um conjunto de dez obras em estreia absoluta em Portugal, onde o fator humano é sempre determinante na investigação, observação ou vivência de uma dimensão da crise climática.

Já nas longas-metragens em língua portuguesa destaca-se a estreia nacional do documentário brasileiro “Tesouro Nattterer”, de Renato Barbieri.

A seleção oficial do CineEco 2025 conta ainda com a competição de curtas e médias metragens tanto internacionais como de língua portuguesa.

Este ano, o festival inclui pela primeira vez uma nova categoria na competição para curtas-metragens de ficção, não ficção e animação, na qual concorrem 13 filmes de 12 países.

Há ainda uma secção competitiva panorama regional, dedicada a filmes com narrativas centradas no território e na Serra da Estrela.

A organização sublinha ainda que o CineEco oferece ao público em geral “um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional”.

O formato do certame assenta num conjunto de atividades desenvolvidas ao longo de oito dias, com entrada gratuita.

Além da secção competitiva e itinerâncias, o CineEco inclui também diversas atividades paralelas, como conferências, concertos, ‘workshops’, exposições e mercado de filmes, contribuindo para a educação e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

Fora das datas do festival, o CineEco realiza, ao longo de todo o ano, uma vasta rede de extensões por todo o país, dando oportunidade ao público a visualização de filmes desta temática, que é um dos fatores diferenciadores deste evento.

O CineEco é organizado pelo município de Seia e conta com o alto patrocínio do Presidente da República, do Departamento de Ambiente das Nações Unidas e com o apoio financeiro da DGArtes-Direção Geral das Artes.

Notícias do Centro | Lusa

Homem a queimar ninho de vespas detido por fogo florestal em Vale de Cambra

Notícia anterior

Nova subestação elétrica vai servir parque empresarial em Estarreja

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda