Viseu

Viseu: Construção da nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros vai avançar

0

A obra de construção da nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros foi consignada, no dia 6 de junho, num ato público que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença dos membros do Conselho de Administração do SMAS/Águas de Viseu – Fernando Ruas, João Paulo Gouveia e Mara Almeida, Presidente, Vice-Presidente e Vereadora da autarquia, respetivamente.

O projeto, com um prazo de execução previsto de 15 meses, conta com o financiamento do programa POSEUR, aprovado com o valor elegível de 3.587.440,23 euros, com uma contribuição do fundo de coesão de 3 milhões de euros.

A empreitada diz respeito à interligação das redes existentes e pequenas ampliações da rede de saneamento – que permitirão servir alguns locais que atualmente não estão incluídos na rede -, assim como à construção de uma nova ETAR, de Silgueiros e Oliveira de Barreiros, a qual permitirá abranger 3092 habitantes.

Com esta nova ETAR são cumpridos novos objetivos ambientais e de saúde pública, já que serão desativadas as ETAR de Passos, Lages, Loureiro de Silgueiros e Póvoa de Muscoso e as fossas séticas coletivas de Pindelo e Oliveira de Barreiros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, “esta empreitada permitirá concretizar mais um salto qualitativo na melhoria das condições de habitabilidade da nossa comunidade, especialmente das Freguesias de Silgueiros e São João de Lourosa, para além dos evidentes benefícios na saúde pública e qualidade do meio ambiente”. “Este é mais um exemplo concreto do aproveitamento dos fundos comunitários em prol do desenvolvimento territorial. Sabemos que ainda não alcançámos uma cobertura total das redes de água e saneamento no concelho, mas estamos muito próximos desse valor. Não descuramos as necessidades dos nossos munícipes e estamos atentos para lhes proporcionar a melhor qualidade de vida possível”, destacou o autarca.

Globalmente, serão construídos 2,1 quilómetros de coletores gravíticos, 3,9 de emissários, 5,2 de condutas elevatórias e 9 estações elevatórias, a par da própria ETAR.

 

Notícias Do Centro

Seis árvores em risco de queda em Leiria vão ser abatidas como medida preventiva

Notícia anterior

Arouca acolhe projeto-piloto de identificador digital de propriedades rústicas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu