A artista plástica Rosário Bello comemora 30 anos de carreira com uma exposição retrospetiva da sua obra, que estará patente na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, a partir de 5 de outubro e até ao final do ano.
Natural de Nisa, onde nasceu em 1972, Rosário Bello reside em Castelo Branco e mantém uma forte ligação ao concelho de Vila Velha de Ródão, onde viveu entre os seis e os 22 anos e faz questão de celebrar os seus 30 anos de carreira com uma mostra, na qual apresenta telas, peças de cerâmica e instalações, que representam as várias vertentes em que tem expressado a sua arte.
Na exposição será ainda possível admirar a coleção “Saias”, na qual se incluem três peças dedicadas ao concelho de Vila Velha de Ródão, e duas novas obras de arte concebidas especialmente para assinalar esta data e que serão apresentadas ao público pela primeira vez.
Artista plástica, ceramista, ilustradora, muralista, poetisa e professora, Rosário Bello tem um vasto currículo onde se inclui a participação em mais 180 exposições de pintura, a nível nacional e internacional. Entre estas, destacam-se mais de 20 exposições em Itália, no Centro di Aggregazione Culturale de Ragusa, uma delas com o apoio do Município de Vila Velha de Rodão.
Convidada a participar no Salão de Arte Contemporânea do Carrousel du Louvre, em Paris, um dos mais importantes certames europeus de arte, nos anos 2019, 2020, 2021 e 2022, Rosário Bello foi também distinguida com Certificados de Mérito pelo Museu do Luxemburgo pela qualidade do trabalho apresentado.
Ao nível da arte têxtil, a artista desenvolveu peças únicas com pintura à mão, que incluem criações para artistas nas mais diversas áreas e a participação na Covilhã Creative Week 2023, encontrando-se ainda representada com a sua arte e com vários murais e painéis em azulejo em diversas instituições e coleções particulares, a nível nacional e internacional.
Rosário Bello é também uma pintora de arte urbana, tendo já realizado murais nas freguesias de Ninho do Açor, Sobral do Campo, Lardosa, Vale da Torre, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Oledo e em azulejo.
Comentários