Castelo BrancoDestaque

Vila Velha de Ródão requalifica Zona Industrial

0

Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, 06 ago 2024 (Lusa) – A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão vai requalificar os arruamentos da Zona Industrial e a Rua da Portela, na localidade de Vilar do Boi, num investimento de 192 mil euros.

“Embora se trate de uma área ocupada há bastante tempo, dado o dinamismo das unidades industriais e comerciais instaladas no local [Zona Industrial] e o aumento do fluxo do movimento viário, esta é uma intervenção que se justificava há já algum tempo e que vem beneficiar e dignificar esta zona da vila e facilitar a circulação do trânsito”, explicou, em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

Paralelamente a esta empreitada, que tem um custo estimado de 120 mil euros e um prazo de execução de cerca de três meses, a Rua da Portela, em Vilar do Boi, vai ser alvo duma intervenção de requalificação urbanística de forma assegurar o alargamento da via.

“Para além dos constrangimentos à circulação viária, a reduzida largura da via dificulta a realização de obras de reconstrução e restauro de imóveis ali existentes e é um dos motivos que tem levado a um gradual abandono das antigas construções, o que contribui para a degradação do ambiente urbano, situação que pretendemos contrariar através da requalificação da entrada norte e facilitando o acesso ao centro da aldeia por esta via”, sintetizou o autarca.

A obra arranca em setembro e tem custo previsto de cerca de 72 mil euros e um prazo de execução de 120 dias.

A empreitada centra-se na zona norte de Vilar do Boi, que foi outrora a principal entrada do aglomerado, mas perdeu relevância devido à construção do IP2, hoje já desclassificado para EN 3, que definiu um novo nó de acesso à povoação pelo lado nascente.

Já na Zona Industrial de Vila Velha de Ródão, o projeto pretende assegurar a beneficiação e alargamento dos arruamentos numa área localizada junto à entrada poente da vila e ocupada há mais de 20 anos, onde existem queijarias, armazéns e uma empresa de construção civil, as quais, atualmente, justificam maior fluxo de movimento viário.

Através dos serviços de administração direta da autarquia, foram ainda asseguradas as terraplenagens para a obtenção da implantação altimétrica e planimétrica da obra, assim como a instalação de sumidouros e respetivas tubagens de ligação e a implantação de linhas de rega, de forma a permitir a posterior plantação de árvores, contribuindo assim para uma melhor integração urbanística e paisagística do local.

 

Notícias Do Centro

O programa das festas de Santa Margarida em Oleiros

Notícia anterior

Pombal: Explorer Investments adquire participação maioritária da Gosimac

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados