O Município de Vila Velha de Ródão e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU, I.P.) assinaram na quarta-feira, dia 30 de outubro, as escrituras públicas de constituição do direito de superfície das Casas da Rua de Santo António, em Vila Velha de Ródão, e das Casas de Fratel I, viabilizando assim a disponibilização de quatro fogos para arrendamento a custos acessíveis através do IHRU.
Vila Velha de Ródão é o primeiro município dos oito que integram a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa realizar as escrituras no âmbito do protocolo de cooperação “Projetos de Habitação a Custos Acessíveis da Beira Baixa”, estabelecido entre a CIMBB e o IHRU.
O objetivo deste protocolo é a promoção de projetos de habitação a custos acessíveis na Beira Baixa, através da reabilitação ou construção de imóveis destinados ao arrendamento, no âmbito do investimento RE-C02-i05 – Parque público de habitação a custos acessíveis da componente 02-Habitação do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no qual constaram projetos de investimento dos municípios da CIMBB.
Na sequência desse protocolo, a autarquia celebrou dois acordos para a promoção conjunta dos investimentos nas Casas da Rua de Santo António e nas Casas de Fratel I, através da recuperação de quatro habitações de tipologia T3, com um investimento elegível de 572.405,57 €, financiado a 100% pelo PRR.
“As habitações destinam-se a oferta habitacional com rendas acessíveis para famílias que não encontram respostas no mercado tradicional por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados, sendo posteriormente colocadas no mercado de arrendamento acessível através do IHRU”, esclarece o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, que sublinha que “estes são os primeiros de um conjunto de investimentos promovidos pela autarquia na área da habitação ao abrigo do PRR e que ultrapassam os cinco milhões de euros”.
De entre estes, destaca-se ainda a reabilitação de uma casa em Cebolais de Baixo e do Solar dos Faias, no Fratel, assim como a construção de 26 moradias na Avenida da Serra, em Vila Velha de Ródão, projetos cujos concursos públicos deverão ser aprovados até ao final de novembro e irão integrar o Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis de Vila Velha de Rodão.
Comentários