DestaquePrazeres

Várzea dos Cavaleiros inaugurou Núcleo Museológico dedicado à Resina

0

Decorreu no passado dia 30 de junho a inauguração do Núcleo Museológico da Resina – um projeto conjunto entre a Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros e a Câmara Municipal da Sertã. Esta inauguração esteve inserida nas celebrações do Dia da Freguesia. 

Trata-se, como Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã referiu, de uma estratégia para “valorizar a história local, os seus protagonistas e, assim qualificar a oferta cultural”. Exalta ainda que este espaço vem “reforçar a nossa identidade enquanto povo”, algo determinante para o desenvolvimento do interior.

A presidente da Junta de Freguesia da Várzea dos Cavaleiros, Maria Gracinda Marçal, referiu que este novo espaço vem realçar o lado mnemónico desta freguesia, homenageando os homens e mulheres que, através da exploração de Pinhal e da Resina, conseguiram gerar riqueza para a freguesia e fazendo com que a Indústria Resineira se tornasse um dos grandes ativos económicos da nossa região.

Como referiu aquando da inauguração, este espaço vem homenagear todos: “Honra-me, não só pensar na pujança na freguesia da Várzea dos Cavaleiros ao ostentar duas fábricas de resina, que a lançaram numa relevância impar naquela época, mas ainda me honra mais recordar aqueles cuja ordem do dia era trabalhar arduamente.

O Núcleo Museológico da Resina pode ser visitado no edifício da Junta de Freguesia de Várzea dos Cavaleiros, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30, e das 14 às 17h30. Para mais informações ou marcações de visitas guiadas fora do horário mencionado, os interessados deverão contactar o email: geral@cm-serta.pt.

Recorde-se que nos últimos meses, a Câmara Municipal tem inaugurado uma série de novos espaços que vêm engrandecer a memória da região, como é o caso do Atelier Túlio Vitorino, inaugurado no passado 18 de maio. 

Notícias Do Centro

Luís Montenegro avisa que reivindicações de forças de segurança não podem pôr em causa interesse coletivo

Notícia anterior

Festas da Feira de São Pantaleão 2024 estão quase a chegar a Figueiró dos Vinhos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque