A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um projeto que visa avaliar a imunidade à covid-19 e a sua evolução temporal na população da Cova da Beira, foi hoje anunciado.
Em comunicado, aquela instituição de ensino superior com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, adianta que está em causa o projeto “CICS4COVID – Testar, Rastrear e Inovar no Diagnóstico da COVID-19” e que o mesmo projeto será concretizado pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI).
Segundo a informação, o estudo contará com a participação de voluntários adultos, aos quais serão realizadas colheitas de sangue para avaliação da imunidade ao SARS-CoV-2.
“Poderão participar adultos que consintam na recolha de sangue, colaborando de forma totalmente voluntária e que pode ser interrompida em qualquer fase do estudo. O estudo não tem nenhum risco expectável, além do associado ao processo de obtenção da amostra, através da colheita de sangue”, é referido.
A UBI também refere que, além do benefício direto para os voluntários no que diz respeito ao conhecimento da sua imunidade ao SARS-CoV-2, a participação terá também o benefício indireto de contribuir para o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico da covid-19 e para o conhecimento da imunidade na população da Cova da Beira.
“Face a esta nova fase da pandemia é crucial implementar estratégias para avaliar a evolução da imunidade da população, assim como desenvolver métodos de diagnóstico alternativos”, referem os investigadores do projeto, citados na nota de imprensa.
O estudo é coordenado pelo docente e investigador da Faculdade de Ciências da Saúde, Cláudio Maia, e envolve ainda os investigadores do CICS-UBI Ana Palmeira de Oliveira, Cândida Tomás, Carla Cruz, Carlos Gaspar, Graça Baltazar, Miguel Castelo-Branco e Sílvia Socorro.
O projeto conta ainda com a participação de André Miranda, Paula Soares e Marília Figueira, bolseiros de investigação contratados através do projeto.
O CICS4COVID é cofinanciado na sua componente de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro, e na sua componente nacional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Para participar no estudo, os interessados deverão contactar a equipa de investigação através do e-mail cics4covid@fcsaude.ubi.pt ou do telefone 962194979.
A covid-19 provocou pelo menos 4.843.739 mortes em todo o mundo, entre mais de 237,46 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.041 pessoas e foram contabilizados 1.075.312 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Comentários