Castelo Branco

Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova com impacto significativo no concelho

0

 A Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova registou, em 2024, 1.934 atendimentos, informou o município, que destacou o impacto significativo do serviço.

Segundo a Câmara de Proença-a-Nova, em comunicado enviado à agência Lusa, dos 1.934 atendimentos feitos em 2024, em 159 casos os utentes foram atendidos pela primeira vez.

De acordo com o município, no distrito de Castelo Branco, a Unidade Móvel de Saúde tem um papel crucial na prestação de cuidados de saúde às comunidades, abrangendo um trabalho na área da prevenção e de educação para a saúde.

Entre os serviços prestados contam-se 1.806 avaliações de peso e medições do índice de massa corporal, 1.795 testes de glicemia e de colesterol e 1.904 avaliações de tensão arterial, um indicador-chave na promoção da saúde cardiovascular.

Foi também feito o encaminhamento de 35 utentes para cuidados médicos especializados, dos quais 27 foram para consulta com o médico de família e oito para consulta de urgência.

A média de idades dos utentes atendidos é de 69 anos.

A autarquia adiantou que a Unidade Móvel de Saúde visitou 104 locais e esteve envolvida em campanhas comunitárias e educativas, como é o caso da iniciativa nas praias fluviais, zonas de lazer e piscinas públicas durante os meses de julho e agosto.

“Este registo sublinha o compromisso da Unidade Móvel de Saúde em aproximar os cuidados de saúde das populações mais vulneráveis, reforçando a importância de um sistema de saúde acessível e centrado no bem-estar da comunidade”, referiu o município de Proença-a-Nova.

Notícias do Centro | Lusa

Misericórdia de Coimbra conta 500 anos de história em obra de dois volumes

Notícia anterior

Governo revela que ainda não há decisão sobre Tribunal Administrativo de Coimbra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados