Viseu

ULS Viseu Dão-Lafões regista diminuição do número de episódios menos urgentes

0

 A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões anunciou hoje que o número de acessos menos urgentes aos diferentes serviços de Urgência diminui desde a obrigação de ligar primeiro para a Linha Saúde 24 (SNS 24).

“Ao completar um ano de implementação, em vigor desde 24 de outubro de 2024, o projeto “Ligue Antes Salve Vidas” trouxe resultados positivos para a ULS de Viseu Dão-Lafões”, reconheceu o conselho de administração.

Numa nota de imprensa, a administração hospitalar realçou que o projeto “Ligue Antes Salve Vidas” contribuiu para a “diminuição de episódios menos urgentes, quer na Urgência Geral quer na Pediátrica, no Hospital de São Teotónio [em Viseu], como na Básica (SUB de São Pedro do Sul e SUB de Tondela)”.

“Esta diminuição refletiu-se no total de episódios de urgência triados com as cores verde e azul na Urgência Geral e Pediátrica (-1,8 pontos percentuais). Na Urgência Básica verificou-se também uma redução de 2,7 pontos percentuais nestes episódios considerados menos urgentes”, contabilizou a administração.

Relativamente à proveniência dos utentes, a ULS Viseu Dão Lafões revelou que observou “uma inversão da tendência antes da implementação” do projeto, com a percentagem de utentes com referenciação SNS 24 a ultrapassar os 30%, face aos 7,9% registados anteriormente, na Urgência Geral e Pediátrica”.

Na Urgência Básica, indicou, “o aumento foi de 6,5%, de utentes referenciados pela linha, para 26,8%”.

“Importa também sublinhar que, no âmbito deste projeto, foram disponibilizadas cerca de 70 mil consultas nos cuidados de saúde primários (CSP) para atendimento aos utentes com doença aguda de menor gravidade, como alternativa assistencial. Das vagas disponibilizadas foram agendadas mais de 40 mil (40.745)”, destacou.

Tendo em conta a “evolução positiva nos dados”, o conselho de administração vincou que “o projeto “Ligue Antes Salve Vidas” tem contribuído para otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade, garantindo o seu encaminhamento para o serviço mais adequado, em tempo útil, e com a melhor qualidade” de cuidados.

O “Ligue Antes Salve Vidas”, lançado em maio de 2023 pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promove o uso prioritário da Linha SNS 24 (808 24 24 24) como ponto de entrada no SNS para situações não emergentes.

Com esta medida, “pretende-se dar a resposta mais adequada e rápida a cada utente, potenciando o funcionamento em rede das unidades do SNS e, em simultâneo, aliviar o serviço de urgência para as situações que requerem cuidados mais diferenciados”, sublinhou.

Para a administração da ULS, com estes resultados do primeiro ano, é possível “confirmar que os objetivos do projeto se encontram a ser atingidos”.

Notícias do Centro | Lusa

Tailândia doa 80 volumes da obra sagrada do budismo à Universidade de Coimbra

Notícia anterior

Homem detido em Leiria por suspeita de agressões a filho com deficiência

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu