DestaqueViseu

Troço Mangualde-Celorico da Beira da Linha da Beira Alta reabre a 30 de março

0
 O troço entre Mangualde e Celorico da Beira da linha ferroviária da Beira Alta vai reabrir no dia 30 de março, confirmaram hoje a Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP – Comboios de Portugal. 

“A abertura do troço da Linha da Beira Alta entre as estações de Mangualde [distrito de Viseu] e Celorico da Beira [distrito da Guarda] irá ocorrer no dia 30 de março”, adiantou a IP numa nota enviada à agência Lusa.

Carlos Fernandes, vice-presidente da empresa, tinha revelado esta semana que esta ligação iria abrir até ao final do mês.

“Até 31 de março, temos previsto já abrir o troço entre Celorico e Mangualde. O resto [Mangualde-Pampilhosa] abrirá assim que estiverem concluídos os processos de segurança que são obrigatórios por lei e que já não pertencem à Infraestruturas de Portugal”, afirmou o responsável à agência Lusa, no dia 11, em Leiria, à margem de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. 

Volvidos três dias, a IP reitera que as obras de modernização da Linha da Beira Alta serão concluídas, “na sua totalidade, até ao final do mês de março”.

Já “a abertura completa à operação da linha até à Pampilhosa [concelho da Mealhada], incluindo a nova concordância de ligação à Linha do Norte, será possível assim que se conclua o conjunto de vistorias necessárias à emissão de certificados de conformidade no âmbito da regulamentação nacional de aplicação ferroviária (regras nacionais) para a Diretiva (UE) 2016/797 – Interoperabilidade do sistema ferroviário europeu”, lê-se ainda na nota.

A IP sustenta que estes certificados são necessários “sempre que uma nova linha entra ao serviço ou, no caso de grandes modernizações, com longas paragens, como é a situação da Linha da Beira Alta”.

Já o início da exploração pelos operadores ferroviários fica dependente “da realização de marchas de formação de maquinistas”, acrescenta.

O troço Mangualde-Celorico da Beira será o terceiro a reabrir na Linha da Beira Alta, totalmente encerrada à circulação de comboios desde 19 de abril de 2022. 

Até agora foram abertos os troços Vilar Formoso-Guarda e Guarda-Celorico da Beira, este último a 25 de novembro de 2024. 

Fica a faltar o troço entre Mangualde e Pampilhosa, que vai repor “toda a condição de circulação” da Linha da Beira Alta.

Até ao restabelecimento da circulação em toda a extensão desta ferrovia e, “por forma a minimizar os impactos negativos, vão continuar a ser assegurados transportes rodoviários alternativos aos clientes da CP”.

A renovação integral da Linha da Beira Alta (193 quilómetros entre Pampilhosa e fronteira de Vilar Formoso) é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e destina-se a permitir uma ligação ferroviária para passageiros e mercadorias mais segura e rápida entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha. 

O investimento previsto para a modernização desta ligação ferroviária é de 600 milhões de euros.

A linha encerrou a 19 de abril de 2022 por um período anunciado de nove meses e deveria reabrir em janeiro de 2023. A Infraestruturas de Portugal veio depois a anunciar como data provável novembro de 2023, prazo que foi novamente alterado, passando a ser junho de 2024, que também não se concretizou.

Notícias Do Centro

Aberto inquérito interno à morte de trabalhador na central da ERSUC em Aveiro

Notícia anterior

Bombeiros da Guarda contra decisão da Região de não financiar novas equipas de intervenção permanente

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque