DestaqueGuarda

Troço Celorico da Beira-Vilar Formoso da Linha da Beira Alta reabre em breve

0

 A Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP – Comboios de Portugal confirmaram hoje que o serviço de passageiros será reposto na segunda-feira na Linha ferroviária da Beira Alta, no troço entre Celorico da Beira e Vilar Formoso.

“A reabertura desta ligação decorre da fase mais avançada de execução das empreitadas de modernização da Linha da Beira Alta entre Celorico da Beira e Guarda, que permite assegurar a reposição da circulação de comboios com maiores níveis de qualidade, conforto e segurança ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário de passageiros”, referiram as duas empresas num comunicado conjunto enviado à agência Lusa.

A IP e a CP adiantaram também que as intervenções entre a Pampilhosa e Celorico da Beira estão numa fase adiantada de desenvolvimento.

No entanto, “em virtude da extensão, características específicas e complexidade técnica dos trabalhos em curso, existe a necessidade de ainda manter interdita a circulação ferroviária neste troço nos próximos meses”.

A renovação integral da Linha da Beira Alta (193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso) é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e destina-se a permitir uma ligação ferroviária mais segura e rápida entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha.

O investimento previsto para a modernização desta ligação ferroviária é de 600 milhões de euros.

A linha encerrou em 19 de abril de 2022 por um período anunciado de nove meses e deveria reabrir em janeiro de 2023.

A Infraestruturas de Portugal veio depois a anunciar como data provável novembro de 2023, prazo que foi novamente alterado, passando a ser junho de 2024, que também não se concretizou.

“Os investimentos em curso na Linha da Beira Alta visam promover a utilização do transporte ferroviário, garantindo a todos os utilizadores uma infraestrutura ferroviária mais moderna, fiável, segura e ambientalmente sustentável”, explicaram a IP e a CP.

Até à reabertura integral desta ligação ferroviária mantém-se o transporte rodoviário alternativo dos clientes da CP entre a Guarda e Coimbra, e vice-versa, com paragens em todas estações da Beira Alta “por forma a minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento”.

Notícias do Centro | Lusa

Associação de Leiria registou 160 novas vítimas de violência doméstica este ano

Notícia anterior

Após incêndios, reconstrução dos Passadiços do Paiva deve terminar em abril

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque