Com o apoio do Município de Tondela, a Cooperativa Vários vai abrir uma cafeteria socialmente inclusiva no Largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho, no centro da cidade tondelense, junto à Estrada Nacional (EN) 2.
O contrato de comodato de cedência do quiosque existente nesta artéria à instituição social que apoia cidadãos com deficiência foi esta terça-feira (09 de dezembro) aprovado por unanimidade pelo executivo municipal.
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, explicou que as primeiras pedras deste projeto de inovação social tiveram início em maio deste ano e que a “Cafetaria Inclusiva – Vários com sentidos” surge integrada na Carta de Missão Tondela-16.9, que adapta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à realidade concreta do território, contribuindo desta forma para a melhoria do Índice de Sustentabilidade Municipal, nomeadamente ao nível da inclusão, justiça social, redução das desigualdades e apoio às populações vulneráveis.
“É neste quadro estratégico que apresento a proposta de contrato de comodato entre o Município de Tondela e a Cooperativa de Solidariedade Social Vários, entidade equiparada a IPSS e reconhecida pela sua intervenção consistente na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, motora, sensorial ou do espetro do autismo”, disse.
“Trata-se de um projeto que materializa, no terreno, a visão holística e integrada da administração municipal e utiliza um bem público para gerar valor social, impacto mensurável, capacitação e inclusão, alinhando-se com metas, indicadores e resultados avaliáveis”, acrescentou, salientando ainda que com entrega do quiosque do Largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho à Vários para a criação da cafetaria inclusiva o executivo “protege os mais vulneráveis, promove a inclusão, gera oportunidades reais e utiliza os recursos públicos de forma eficiente, ética e socialmente transformadora”.
A criação da cafetaria inclusiva visa promover a empregabilidade, autonomia e visibilidade das pessoas com deficiência, reduzir o estigma social, aumentar o contacto direto com a comunidade e sensibilizar para a diversidade funcional através de ações de formação, eventos, exposições e outras iniciativas de utilidade pública.
A cedência do quiosque pretende igualmente apoiar a sustentabilidade financeira da instituição social, permitindo-lhe gerar receitas próprias destinadas à manutenção e expansão dos seus projetos sociais, conjugando a vertente económica com a missão solidária.
O contrato de comodato, a assinar entre o Município e a Vários, é válido por um ano, podendo ser renovado após esse período temporal.












Comentários