Viseu

Tondela apoia Cooperativa Vários na abertura de cafetaria inclusiva

0

Com o apoio do Município de Tondela, a Cooperativa Vários vai abrir uma cafeteria socialmente inclusiva no Largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho, no centro da cidade tondelense, junto à Estrada Nacional (EN) 2. 

O contrato de comodato de cedência do quiosque existente nesta artéria à instituição social que apoia cidadãos com deficiência foi esta terça-feira (09 de dezembro) aprovado por unanimidade pelo executivo municipal.  

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, explicou que as primeiras pedras deste projeto de inovação social tiveram início em maio deste ano e que a “Cafetaria Inclusiva – Vários com sentidos” surge integrada na Carta de Missão Tondela-16.9, que adapta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à realidade concreta do território, contribuindo desta forma para a melhoria do Índice de Sustentabilidade Municipal, nomeadamente ao nível da inclusão, justiça social, redução das desigualdades e apoio às populações vulneráveis.

“É neste quadro estratégico que apresento a proposta de contrato de comodato entre o Município de Tondela e a Cooperativa de Solidariedade Social Vários, entidade equiparada a IPSS e reconhecida pela sua intervenção consistente na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, motora, sensorial ou do espetro do autismo”, disse. 

“Trata-se de um projeto que materializa, no terreno, a visão holística e integrada da administração municipal e utiliza um bem público para gerar valor social, impacto mensurável, capacitação e inclusão, alinhando-se com metas, indicadores e resultados avaliáveis”, acrescentou, salientando ainda que com entrega do quiosque do Largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho à Vários para a criação da cafetaria inclusiva o executivo “protege os mais vulneráveis, promove a inclusão, gera oportunidades reais e utiliza os recursos públicos de forma eficiente, ética e socialmente transformadora”.

A criação da cafetaria inclusiva visa promover a empregabilidade, autonomia e visibilidade das pessoas com deficiência, reduzir o estigma social, aumentar o contacto direto com a comunidade e sensibilizar para a diversidade funcional através de ações de formação, eventos, exposições e outras iniciativas de utilidade pública. 

A cedência do quiosque pretende igualmente apoiar a sustentabilidade financeira da instituição social, permitindo-lhe gerar receitas próprias destinadas à manutenção e expansão dos seus projetos sociais, conjugando a vertente económica com a missão solidária. 

O contrato de comodato, a assinar entre o Município e a Vários, é válido por um ano, podendo ser renovado após esse período temporal. 

43 alunos premiados pelo Agrupamento de Escolas Escalada na Pampilhosa da Serra

Notícia anterior

Município de Alcobaça aprova orçamento de 72,5 ME para 2026

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu