Viseu

Tondela abre concurso de hasta pública para a criação do Museu do Brinquedo

0

O Município de Tondela vai abrir um concurso público tendo em vista a requalificação, conceção do discurso expositivo e exploração do Museu do Brinquedo a criar no edifício do antigo Sanatório Infantil, na Vila do Caramulo. A proposta foi esta quinta-feira (10 de abril) apresentada em reunião de câmara, tendo sido aprovada por maioria. 

O futuro concurso público vai exigir que o imóvel tenha uma utilização de cunho museológico, cujo conteúdo se relacione de forma harmoniosa com o legado histórico do edifício e do Caramulo. 

A requalificação e subsequente gestão do edifício será realizada por um parceiro privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública reconhecida, ao abrigo de um contrato de concessão a celebrar com a autarquia. A seleção desse parceiro será efetuada por intermédio de concurso público. 

Segundo as orientações já definidas pelo executivo para o procedimento, caberá ao vencedor apresentar na sua proposta o tipo de utilização de cariz museológico a dar ao edifício, a ser avaliado e ponderado pelo município, sendo depois, em fase de execução contratual, desenvolvido o estudo prévio e a seguir o projeto de execução. 

O contrato em causa englobará a conceção do projeto e a realização das obras interiores e exteriores do edifício, da responsabilidade do privado, que assumirá ainda o risco de construção, exploração e financiamento da operação, sem o apoio monetário da Câmara Municipal. 

Neste projeto, a autarquia contará com a colaboração da Ordem dos Arquitetos – Secção Centro para a elaboração das especificações técnicas a incluir no Caderno de Encargos, incluindo o programa preliminar a observar, bem como para assessorar o município no procedimento pré-contratual de concurso público, designadamente na avaliação das propostas. 

O Sanatório Infantil que se encontra devoluto, data da década de 30 do século passado, tendo integrado a Estância Sanatorial do Caramulo, que chegou a ser uma das maiores da Península Ibérica. 

Propriedade da Administração Regional de Saúde do Centro, o imóvel foi objeto em 2017 de um protocolo de colaboração entre este organismo estatal e o município, para lá ser criado um Centro Interpretativo da Estância Sanatorial do Caramulo. 

No ano passado, esse acordo foi alterado, mantendo-se a necessidade de promover a reabilitação do edifício, dado o seu interesse público, passando a autarquia a estar habilitada a concessionar a gestão do espaço a uma entidade terceira sem fins lucrativos e de utilidade pública reconhecida, sem prejuízo de a Administração Regional de Saúde do Centro ter de aprovar o projeto de reabilitação.

Aveiro é o epicentro da inovação europeia com a primeira edição do Future XPO

Notícia anterior

Amarelo Silvestre de Nelas cria espetáculo protagonizado pelo problema da habitação em Portugal

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu