A Terceira Pessoa, estrutura de Castelo Branco que desenvolve projetos artísticos, realiza a 2.ª edição do “Singular – Ciclo de criação artística pluridisciplinar”, de dia 23 e até 18 de dezembro.
“Singular” é um ciclo de criação artística pluridisciplinar da Terceira Pessoa que propõe uma programação caracterizada pelo cruzamento de várias disciplinas artísticas e composta por objetos artísticos que resistem a qualquer tentativa de categorização imediata.
Depois de ter a sua primeira edição no “atribulado” ano de 2020, o ciclo continua agora em 2021, com a realização deste ciclo de criação artística pluridisciplinar, na Fábrica da Criatividade em Castelo Branco e no Centro Cultural de Alcains.
Em nota enviada à agência Lusa, os diretores artísticos da Terceira Pessoa, Nuno Leão e Ana Gil, referem que a programação da 2.ª edição do “Singular” alarga o seu alcance geográfico a duas localidades (Castelo Branco e Alcains), “numa tentativa de envolver novos públicos nas suas propostas”.
“De índole assumidamente pluridisciplinar, as propostas de programação propõem uma experiência de linguagens artísticas e propostas estéticas diversas, que vão desde as artes performativas às artes plásticas, passando também por momentos de residências artísticas, ‘workshops’ e conversa entre público e artistas”, lê-se na nota.
A programação irá levar artistas e projetos como Os Sampladélicos, de Tiago Pereira (documentarista) e Sílvio Rosado (músico), no dia 23, pelas 21:30, ao Centro Cultural de Alcains, onde vão criar uma performance audiovisual a partir das gravações de práticas musicais ou ambientes sonoros de um determinado local.
No dia 30, a Fábrica da Criatividade em Castelo Branco recebe, às 17:00, a companhia da Covilhã ASTA – Teatro e Outras Artes, com o espetáculo “Matéria”, uma fantasia ideológica em dois atos que reflete sobre as inconsistências do mundo moderno e dos seus problemas.
O artista e performer Miguel Bonneville apresenta, no dia 10 de novembro, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, a partir das 21:30, a performance “MB#6”, uma experiência de narração autobiográfica.
Segue-se a presença do artista Ricardo Jacinto, no dia 24 de novembro, na Fábrica da Criatividade, com o espetáculo musical “Medusa”, solo para violoncelo, eletrónica, sistema de ‘feedback’ e objetos ressonantes.
O artista Tiago vai apresentar a peça “Gulliver” na Fábrica da Criatividade, no dia 04 de dezembro, a partir das 17:00, e Pedro Barreiro fecha o 2.º ciclo de “Singular”, no dia 18 de dezembro, com uma conversa-performance, a partir das 17:00.
Comentários