Mundo

“Tempestade perigosa de inverno” deixa milhares de pessoas sem viajar e milhões sem luz nos EUA

0

 A “tempestade perigosa de inverno”, como lhe chama a meteorologia norte-americana, está a afetar uma grande parte dos Estados Unidos, com milhões de pessoas sem energia ou impedidas de viajar no Natal.

Mais de 1,4 milhões de norte-americanos estão atualmente sem energia no país, segundo o ‘site’ PowerOutage.us, que monitoriza a rede elétrica, enquanto os cancelamentos de voos já ultrapassam 4.500 nesta sexta-feira, de acordo com a FlightAware.

Cerca de 200 milhões de pessoas, 60% da população do país, estão em áreas onde fortes tempestades de inverno estão a ocorrer ou ocorrerão, de acordo com o serviço meteorológico nacional (NWS).

Esta grande tempestade, “uma vez por geração”, como o NWS está a definir nestes dias, começou a afetar o centro-oeste do país mas esta sexta-feira intensifica-se e já se estende para leste, tanto a norte como a sul.

Três aeroportos regionais e um internacional, o de Michigan, estão encerrados e vários interromperam as operações de descolagem, segundo dados do ‘site’ da Autoridade Federal da Aviação (FAA, na sigla em inglês).

Problemas de transporte também atingem empresas de comboios e autocarros, como a Greyhound, a maior delas, que já alertou que muitas rotas no nordeste ou centro-oeste podem ser canceladas ou alteradas.

No seu ‘site’, o serviço meteorológico nacional alerta desde o início para o caráter extraordinário desta “imensa” tempestade e anuncia que fortes chuvas afetarão grande parte do país, especialmente o leste, durante o dia.

Assim, alerta, entre outras severidades, para a poderosa “frente ártica” que varre o terço oriental do país, as fortes nevadas que cobrirão a região dos Grandes Lagos e a área da Nova Inglaterra e as “chuvas significativas” que também podem atravessar o noroeste.

O presidente dos EUA, Joe Biden, apareceu publicamente na quinta-feira para instar os norte-americanos a levarem a tempestade “extremamente a sério” e a seguirem as recomendações das autoridades.

“Isto não é como um dia de neve quando se era criança”, declarou Biden na Sala Oval da Casa Branca, após uma reunião com funcionários federais.

“Isto é coisa séria”, alertou o Presidente dos Estados Unidos.

Notícias do Centro | Lusa

Natal no Norte e Centro é com fim de semana de chuva

Notícia anterior

Governo vai pagar dívidas em atraso aos bombeiros ainda este ano

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Mundo