DestaqueLeiria

Suspeitos de tentativa de roubo de carro em Pombal ficam em prisão preventiva

0

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje a detenção de dois homens, pai e filho, pela tentativa de roubo de um carro em Pombal através do método ‘carjacking’, que ficaram em prisão preventiva.

Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP referiu que os arguidos, de 17 e 39 anos, foram detidos em flagrante delito após a tentativa de roubo de um carro no parque de estacionamento de um hipermercado.

Segundo o comunicado, o filho entrou na viatura, “ameaçando a lesada, fazendo com que esta saísse do seu interior”, e percorreu “alguns metros de marcha-atrás, até esta se imobilizar devido a problemas mecânicos”.

Então, a vítima, de 72 anos, “gritou por socorro, indo em seu auxílio um transeunte, altura em que os suspeitos abandonaram o local”.

“Após perseguição deste transeunte por várias artérias daquela cidade”, os suspeitos foram detidos pela PSP.

Ainda de acordo com o comunicado, “cerca de uma hora e meia antes, os suspeitos já haviam tentado furtar uma viatura que se encontrava estacionada no parque de estacionamento de um outro hipermercado”, também na cidade de Pombal.

Presentes a primeiro interrogatório judicial, foi determinado que os dois arguidos, de nacionalidade alemã, aguardassem o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva.

Também em prisão preventiva ficou o condutor, de 18 anos, intercetado na segunda-feira pela Guarda Nacional Republicana (GNR) ao conduzir uma viatura com matrículas falsas e que culminou na localização de três menores dados como desaparecidos na Alemanha.

Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR explicou que, numa ação, na segunda-feira, para intercetar uma viatura que circulava com matrículas falsas, “foi possível apurar-se que, no interior do veículo, para além do condutor de 18 anos, seguiam dois menores, um jovem de 13 anos e uma jovem de 15 anos, residentes na Alemanha e sinalizados como desaparecidos na Plataforma Schengen”.

Realizadas buscas ao veículo e de segurança ao condutor e ocupantes, a GNR adiantou que o automobilista “estava na posse de 360 doses de anfetaminas, não possuía habilitação legal para conduzir e que, sobre o mesmo, recaía a suspeita de furto de outros veículos e moedeiros [máquinas de pagamento onde são colocadas moedas] em estabelecimentos comerciais no distrito de Leiria”, pelo que foi detido.

Além das anfetaminas, a GNR apreendeu a viatura e duas chaves que pertencem a viaturas furtadas na última semana, em Leiria e Pombal.

À agência Lusa, fonte da GNR explicou que o condutor do veículo é português e irmão da adolescente de 15 anos que seguia no carro e dada como desaparecida na Alemanha. Esta foi entregue a familiares residentes em Portugal.

Quanto ao outro menor, alemão de 13 anos, não há relação familiar com aqueles e aguarda numa instituição transitoriamente até regressar ao país de origem.

Fonte judicial disse que o condutor está indiciado dos crimes de furto qualificado, tentado e consumado, tráfico de estupefacientes de menor gravidade, falsificação de documento agravado e condução sem habilitação legal.

Ainda no decurso das diligências feitas pela GNR, foram também localizadas três pessoas, um jovem e uma jovem, ambos de 17 anos, e um adulto, de 39, em Castelo Branco, sendo que a menor se encontrava também sinalizada como desaparecida na Plataforma Schengen.

Destas três pessoas, todas alemãs, a jovem de 17 anos aguarda igualmente numa instituição até regressar ao seu país.

As outras duas pessoas, pai e filho, são os suspeitos de tentativa de ‘carjacking’ detidos pela PSP, acrescentou fonte da GNR.

Notícias do Centro | Lusa

Voluntários vão dar nova vida a canteiros esquecidos da Universidade de Coimbra

Notícia anterior

Montemor-o-Velho: Space Festival leva música experimental e improvisada a seis concelhos

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque