Com o país assolado por tempestades e depressões, a poesia tem-se afirmado como espaço de reflexão crítica e de liberdade de expressão. No âmbito dos plenários mensais dedicados à poesia, a poeta e professora Susana Araújo será recebida em fevereiro no Teatro da Rainha, em Lisboa, para partilhar o seu trabalho que une literatura e pensamento social.
Lisboeta nascida em 1975, Susana Araújo é ensaísta, ficcionista, poeta e professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Formou-se em Inglaterra, onde fez mestrado e doutoramento, lecionando e publicando poesia e contos em revistas literárias. Entre as suas obras destacam-se os livros de poesia “Dívida Soberana” (2012), “Discurso aos Pacientes Cirúrgicos” (2020) e “Os Amantes da Auto-Estrada do Sul” (2024), este último um thriller poético em que prosa e verso se entrelaçam numa narrativa experimental.
A obra de Susana Araújo tem abordado temas contemporâneos como a ascensão do populismo, políticas de terror em democracias liberais e formas de censura, combinando reflexão política e literária. Em “Discurso aos Pacientes Cirúrgicos”, o corpo é o palco da poesia, enquanto em “Os Amantes da Auto-Estrada do Sul” a narrativa mistura prosa e verso, ligando duas histórias que se cruzam.
O encontro com a autora ocorrerá dia 17 de fevereiro, às 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, com entrada livre, proporcionando ao público uma oportunidade de conhecer de perto a poesia crítica e experimental de Susana Araújo.












Comentários