Coimbra

Soluções inovadoras para o combate aos incêndios rurais apresentadas em Coimbra

0

O Natureye, uma parceria entre a REN – Redes Energéticas Nacionais e a ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra, apresenta hoje, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, um conjunto de soluções inovadoras no combate a incêndios rurais. Esta iniciativa surge no âmbito da Agenda transForm, um consórcio que envolve 56 entidades em 30 projetos e que tem como objetivo transformar digitalmente o setor florestal português.

A eficácia da utilização de Balões de Alta-Altitude, câmaras de videovigilância ou drones, serão algumas ferramentas apresentadas, numa iniciativa que abordará também a temática da inteligência artificial e da criação de plataformas de sistemas de apoio à decisão.

O evento terá ainda uma mesa-redonda subordinada ao tema da inovação. Moderada pelo Professor Domingos Xavier Viegas, este debate contará com Pedro Marques, responsável da área de Redes Sustentáveis da REN, Arlindo Santos, Adjunto para o Conhecimento e Inovação da AGIF, e Carlos Tavares, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra. 

O Natureye é um centro de suporte à decisão baseado em dados multissensoriais, concebido para prevenir, antecipar e mitigar riscos naturais, com ênfase nos incêndios florestais. O projeto utiliza soluções tecnológicas originalmente desenvolvidas no âmbito do projeto rePLANT, como sistemas de monitorização com sensores óticos e térmicos instalados nas torres de muito alta tensão da REN, complementados por sistemas de previsão do comportamento do fogo, melhorando-as e aplicando-as à escala Nacional.

A Agenda transForm do PRR visa transformar digitalmente o setor florestal português para uma economia resiliente e neutra em carbono. Tem como objetivo melhorar a gestão florestal, otimizar processos industriais e aumentar a competitividade do setor, e a sua implementação, até dezembro de 2025, prevê um investimento de 129,3 milhões de euros.

 

CTCV debate potencial do país para a circularidade de materiais

Notícia anterior

Câmara de Vouzela aprova orçamento de 30,3 milhões para 2025

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra