AveiroDestaque

Serviço de urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Aveiro pode encerrar 13 turnos em julho

0

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, perante a atual situação do Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, (unidade do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E), apela a uma intervenção urgente por parte do Ministério da Saúde para salvaguardar a resposta às utentes grávidas da região de Aveiro.

Em causa está o previsível encerramento de 13 turnos neste mês de julho, o primeiro dos quais já hoje, das 20h30 até às 8h30 de amanhã, dia 2 de julho. “Em maio, a tutela já tinha sido alertada pelo Conselho de Administração do CHBV e pela direção do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia para esta situação muito difícil. Desde então nada foi feito, ignorando também os alertas da Ordem dos Médicos”, critica o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

“Tudo isto é muito grave. Numa altura em que o país está a braços com encerramentos temporários de serviços de urgência, nomeadamente os de obstetrícia, é inadmissível que não seja já implementado um plano nacional de resposta e corrigidas as dificuldades previsíveis”, aponta Carlos Cortes que alerta: “Esta situação de contingência, devido à falta de recursos humanos, é inadmissível. Há emergências inadiáveis e temos de acautelar sempre a segurança das utentes”.

O Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do CHBV é um serviço de referência reconhecido a nível nacional pela sua capacidade assistencial, técnica e de formação. Recorde-se que a rede de referenciação para o acompanhamento da resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos está de tal forma limitada que, a partir da próxima semana, o Ministério da Saúde sugere às grávidas a consulta do Portal do SNS para saber onde estão as urgências fechadas.

Perante este cenário, Carlos Cortes considera que esta medida “é a confirmação da calamidade em que se encontra o SNS e da total incapacidade deste Ministério da Saúde em resolver os graves problemas”.

Notícias Do Centro

“Um Verão sem Comparação” em Viseu Dão Lafões

Notícia anterior

Passadiços do Paiva novamente nomeados para os Óscares do Turismo

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro