Castelo Branco

Sertã apoia dez instituições particulares de solidariedade social com mais de 840 mil euros

0

 O município da Sertã decidiu conceder mais de 840 mil euros de apoios financeiros a 10 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, anunciou hoje a autarquia.

Aprovados na última reunião do executivo, na segunda-feira, os diferentes montantes, totalizando 840.920,64 euros, foram atribuídos “com caráter excecional”, informou a Câmara Municipal, presidida por Carlos Miranda, em comunicado enviado à agência Lusa.

“Os subsídios agora atribuídos visam apoiar o investimento que está a ser feito por quatro IPSS, que já iniciaram a construção e ampliação de lares, como também apoiar as restantes seis instituições para que possam também ter aqui um balão de oxigénio”, referiu Carlos Miranda, citado na nota.

Realçando “o importante papel desempenhado pelas IPSS” no concelho, a Câmara Municipal da Sertã, no distrito de Castelo Branco, adiantou que elas constituem “núcleos de agregação social e de suporte a economias locais através da criação de postos de trabalho”, sendo também “fulcrais na solidariedade social, no apoio aos seniores e na proximidade com a população”.

“Os subsídios foram calculados com base em diversos critérios e variáveis, apresentando duas vertentes distintas: o apoio ao investimento, cuja atribuição de subsídio foi calculada com base numa componente fixa e noutra variável, de acordo com o número de vagas a criar ou a acrescer, e uma segunda vertente, em que o apoio se destina ao desenvolvimento da exploração da atividade, onde também foi realizado o cálculo com uma base fixa para todas as IPSS e outra, variável, de acordo com o número de funcionários permanentes existentes em cada instituição”, explicou a autarquia.

Houve também “diversos pedidos de apoio” formulados nos últimos anos, reconhecendo o município que “o valor atribuído nestes subsídios excecionais é superior ao total” dos apoios às IPSS dos últimos 20 anos.

Notícias do Centro | Lusa

Incêndios: Carregal do Sal com prejuízos de 1,85 milhões de euros

Notícia anterior

Governo aprovou 20 ME para transformar a paisagem florestal na Pampilhosa da Serra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados