Guarda

Serra da Estrela recebe conferência sobre o valor da água

0

A Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE), promove, no próximo dia 25 de setembro, pelas 14H30, a conferência “O valor da água: entre o saber e o fazer”, no Auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE.

Este evento tem como principal objetivo promover um diálogo construtivo e encontrar soluções práticas para a valorização da água, do serviço de abastecimento de água para consumo humano e das águas residuais.

A conferência “O valor da água: entre o saber e o fazer” tem um caracter inovador no debate sobre a gestão da água, e surge num contexto em que o tema tem sido amplamente discutido em várias plataformas, mas onde a tradução dessas discussões em ações concretas tem sido, até agora, limitada.

A APdSE propõe uma reflexão orientada para identificar e definir caminhos concretos para a valorização da água. A água é um recurso essencial e transversal, influenciando profundamente todos os setores da nossa sociedade.

Reconhecendo a urgência de passar da teoria à prática, e sob o mote “entre o saber e o fazer”, inserido na campanha “Imperativo fazer +”, a Águas Públicas da Serra da Estrela pretende reunir nesta iniciativa diferentes áreas/setores como o Ambiente, a Educação, Municípios, Reguladores, Social, Recursos, da Economia, da Água e do Saneamento de Águas Residuais e da Coesão territorial num esforço conjunto para definir objetivos claros e exequíveis que possam ser implementados a curto e médio prazo.

A conversa será conduzida pelo Eng. Ricardo Campos, presidente do Fórum da Energia e Clima, e contará com a presença da Dra. Vera Eiró, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, do Eng. Nuno Bravo, Diretor da Administração de Região Hidrográfica do Centro, do Dr. Eduardo Anselmo de Castro, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, da Dra. Cristina Oliveira, da Direção Regional de Educação do Centro e do Dr. Nuno Moita da Costa, Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Vogal da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O mote da conferência reflete a necessidade de um novo enfoque, não apenas a valorização da água, o serviço de abastecimento de água e as águas residuais em termos teóricos, mas de identificar e executar estratégias que assegurem a sua proteção e uso sustentável. É “Imperativo fazer mais” e avançar dos debates de ideias para a criação de soluções tangíveis que possam ser aplicadas em contextos locais, regionais e nacionais.

A conferência será um espaço para a troca de ideias, a partilha de boas práticas e a construção de uma agenda comum que vise transformar o conhecimento sobre a água em ações concretas que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.

A participação é gratuita, no entanto não dispensa de inscrição prévia, que pode ser feita através do link .

Com esta iniciativa, a Águas Públicas da Serra da Estrela reafirma o seu
compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos hídricos.

135 mil hectares arderam entre domingo e sexta-feira

Notícia anterior

Águas Públicas da Serra da Estrela distinguida com o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Guarda