A Câmara Municipal de Tondela viu aprovada pelo Fundo Ambiental uma candidatura relativa ao programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”, que, entre outras ações, prevê a instalação de 85 bio contentores não domésticos no concelho.
A assinatura do contrato ocorreu recentemente, juntando a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL).
O projeto vai ser executado em colaboração com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.
O programa “RecolhaBio” visa aumentar a quantidade de biorresíduos destinados à reciclagem, quer sejam restos alimentares ou resíduos biodegradáveis de jardins e parques, reduzindo a sua deposição em aterro.
Os 85 equipamentos destinados à recolha dos biorresíduos serão colocados em restaurantes, estabelecimentos comerciais e nas cantinas das escolas Profissional de Tondela, 2,3 de Tondela, Secundária de Molelos e Secundária de Tondela.
Além destes contentores, a candidatura ao Fundo Ambiental pressupõe a realização de ações de sensibilização junto da comunidade referentes aos benefícios da realização da separação dos biorresíduos, a promoção da adequada separação e a correta utilização dos equipamentos.
O “RecolhaBio” representa um investimento em Tondela de 37.238 euros, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental. Na região Viseu Dão Lafões o financiamento ascende a 350 mil euros.
Comentários