Guarda

Seia promove mobilidade ativa com o projeto “Rodinhas Livres – O Mundo Sobre Duas Rodas”

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O Município de Seia iniciou esta semana o projeto “Rodinhas Livres – O Mundo Sobre Duas Rodas”, uma iniciativa de sensibilização e promoção da mobilidade ativa em contexto escolar, que dá continuidade às boas práticas já desenvolvidas no concelho, com especial enfoque no ensino pré-escolar.

A primeira ação de sensibilização decorreu no Jardim de Infância do Centro Escolar de São Romão, envolvendo atividades de equilíbrio e circuitos de obstáculos com bicicleta, que serão alargadas brevemente às restantes escolas do pré-escolar da rede pública do concelho.

As ações têm como objetivo reforçar o papel da escola como ponto de partida para uma mudança comportamental no uso da bicicleta, promovendo aprendizagens práticas e seguras. Incluem sessões de equilíbrio, manuseamento e segurança com bicicletas, bem como circuitos de obstáculos e jogos de perceção espacial, com integração do projeto PréPOP em todas as salas de aula.

O projeto contempla também workshops para crianças sobre o uso da bicicleta no espaço público, percursos em zonas de coexistência, ciclovias ou circuitos locais, e sessões de sensibilização dirigidas a professores, alunos, famílias e assistentes operacionais. Está ainda prevista a integração destas atividades no programa de férias escolares desenvolvido pela Ludoteca Municipal, com iniciativas dedicadas à mobilidade suave.

O “Rodinhas Livres” pretende promover a autonomia das crianças desde cedo, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte para deslocações curtas e independentes. O projeto contribui também para reforçar a confiança e a segurança das crianças no espaço público, estimulando a cooperação entre escolas, famílias e comunidade na construção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis e saudáveis.

Com um investimento global de 30 mil euros, apoiado pelo Fundo de Transportes do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o Município de Seia disponibilizou mais de 86 bicicletas, com e sem pedais, nos estabelecimentos de ensino envolvidos.

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