O Presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, assinou no passado dia 23 de janeiro, no Conselho Intermunicipal que se realizou em Vila Nova de Paiva, o contrato no âmbito do Programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”.
O “RecolhaBio” é um programa apoiado pelo Fundo Ambiental que visa aumentar a quantidade e a qualidade da recolha e reciclagem dos biorresíduos, como sejam os resíduos alimentares e os resíduos biodegradáveis de jardins e parques.
Esta é uma candidatura da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, correspondendo a S. Pedro do Sul o valor de 45 mil euros, comparticipado a 100%.
Este projeto vai incidir na recolha de resíduos verdes produzidos pelos jardins do Município, com a compra de uma viatura elétrica para o efeito e pela sua compostagem em espaço a criar no horto municipal. Está ainda previsto receber os resíduos verdes dos jardins de particulares no horto para compostagem. O composto será posteriormente aplicado nos espaços verdes municipais e uma parte entregue aos agricultores da Bio Região e aos munícipes que entreguem biorresíduos no horto.
Junto aos dois cemitérios da cidade será colocado um compostor para depositar os biorresíduos recolhidos nestes locais.
Vai ainda ser promovida uma campanha de sensibilização junto dos munícipes através de flyers e ações informativas nas freguesias.
O principal objetivo do projeto é reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para aterro, transformando-os em composto orgânico, poupando recursos na gestão dos resíduos urbanos e contribuindo para a proteção do meio ambiente.
Comentários