Aveiro

São Jacinto vibrou com o Festival Dunas: aeronaves, cultura e milhares de visitantes em três dias inesquecíveis

0

 Milhares de visitantes marcaram presença na nona edição do Festival Dunas de São Jacinto, que decorreu entre 22 e 24 de agosto, em Aveiro, consolidando-se como um dos maiores eventos de promoção turística, cultural e ambiental da região.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o festival voltou a oferecer três dias de programação gratuita para toda a família, com concertos, espetáculos aéreos, atividades desportivas, náuticas e ambientais.

Entre os grandes destaques desta edição esteve o Aveiro Air Show, que atraiu milhares de pessoas à Marginal Frente-Ria para assistir às acrobacias de pilotos de renome nacional e internacional, com destaque para Jorge Loureiro, piloto português de apenas 27 anos, campeão nacional espanhol de acrobacias aéreas.

No domingo (24), o Fly-In Dunas contou com a participação de mais de 60 aeronaves, reforçando o simbolismo do aeródromo de São Jacinto, cuja reativação para uso civil é uma ambição estratégica da CMA:

A programação musical levou milhares de visitantes à frente-Ria para assistir a atuações de David Fonseca, Ana Bacalhau, Gisela João, Best Youth e Minta & The Brook Trout, num ambiente vibrante que consolidou o festival como ponto de encontro cultural.

O evento inovou também com o Palais des Eaux, um espetáculo noturno inédito em Portugal, com música, lasers, água, luz e fogo, assinado por uma prestigiada empresa francesa que colabora com eventos como a Liga dos Campeões da UEFA e os Jogos Olímpicos.

As atividades náuticas — canoagem, surf e stand up paddle — estiveram totalmente esgotadas nos três dias, enquanto o Festival de Papagaios registou a melhor edição de sempre, com mais de 300 papagaios artesanais construídos por crianças e jovens, enchendo a Praia de São Jacinto de cor e criatividade.

A nível de sustentabilidade, a edição de 2025 reforçou a aposta em soluções de mobilidade sustentável. Pelo segundo ano consecutivo, quem visitou o Festival Dunas de São Jacinto pôde fazer todo o percurso entre o Forte da Barra e a Praia de São Jacinto de forma 100% elétrica, deixando um indelével contributo para a proteção ambiental.

O Ferryboat 100% elétrico Salicórnia transportou 7.420 passageiros entre o Forte da Barra e São Jacinto, um aumento de 13% face a 2024 (6.500 pessoas) e de 112% em relação a 2023 (3.500 pessoas).

O shuttle elétrico gratuito entre a Marginal e a Praia transportou 850 passageiros, um crescimento de 5% face ao ano anterior (815 pessoas), consolidando-se como solução prática e amiga do ambiente para apoiar a elevada afluência ao festival e atrair os cidadãos até à Praia de São Jacinto.

A valorização de São Jacinto e da sua Reserva Natural esteve no centro do evento, com iniciativas como a “Visita Guiada pelo Trilho Descoberta da Natureza” e a “Caminhada pelo Molhe Norte da Barra de Aveiro”, que destacaram a biodiversidade e o património natural da região.

A zona de street food registou uma procura tão elevada que muitos dos produtos esgotaram no sábado e domingo, confirmando o crescimento do evento também no setor gastronómico.

O Festival Dunas de São Jacinto 2025 reforçou,assim, o papel da CMA na dinamização turística e cultural do território, com uma aposta clara na mobilidade elétrica, na valorização da natureza e na projeção do aeródromo de São Jacinto como futuro Aeródromo Municipal.

Coimbra: Satisfação e curiosidade nas primeiras “voltinhas” do arranque do Metro Mondego

Notícia anterior

Candidato Ricardo Filipe aposta na vitória do Chega em Soure

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro