Aveiro

Ribeira da Aldeia em Estarreja tem novo cais

0

O longo cais do Esteiro da Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó, no município de Estarreja, habitualmente com várias embarcações de pesca atracadas, a maioria de madeira e com cores fortes, tem agora uma nova vida, com condições melhoradas para a pesca artesanal e para as atividades desportivas, como a canoagem, de recreio e lazer.

A Câmara Municipal de Estarreja inaugura no sábado, dia 25 de junho, às 15:00, a obra de “Reabilitação do Cais da Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó”, cujo investimento totaliza os 844.917,94€.

Para além de potenciar as atividades desportivas, recreio e lazer, que este local histórico da “Vila da Ria” possibilita, a empreitada veio estabilizar e consolidar as margens, com a execução de muros na frente cais e motas de proteção para prevenção da subida do nível das águas.

A Ribeira da Aldeia tem agora uma nova frente-cais, uma rampa de varadouro na extremidade do cais, um passadiço flutuante com sistema de acostagem das embarcações e o arranjo das margens envolventes incluiu enrocamento de proteção.

A iluminação, mobiliário urbano (papeleiras e bancos) e um circuito de manutenção para apoio à atividade desportiva completam o rol de melhorias.

Com muros cuja origem remonta a 1910, o Cais da Ribeira da Aldeia é o maior cais do concelho de Estarreja.

Perspetivam-se já os passos seguintes que consistirão na ligação pedonal, junto à Ria, através de passadiço e trilho marginal, com a execução de dois percursos, um a norte a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira do Mourão (Avanca) e a Ovar e outro a sul, a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira das Teixugueiras e à Murtosa. A 2.ª fase de intervenção prevê ainda a criação de uma área de apoio ao visitante na Ribeira da Aldeia com espaço de restauração.

A Ribeira da Aldeia é um local de eleição para as atividades náuticas, ligado à dinamização da Estação Náutica de Estarreja e envolvendo os seus diversos parceiros como a Associação Saavedra Guedes.

É neste local que se situa o Centro de Interpretação de Construção Naval, no antigo barracão de construção de embarcações artesanais de recreio, e hoje um dos polos da Estação Náutica de Estarreja. A inauguração da obra de reabilitação da Ribeira da Aldeia está inserida no programa “Descobrir e Experienciar a Ria”, que decorre, hoje dia 24 de junho (dia dedicado ao desporto náutico adaptado) e nos dias 25 e 26 de junho, com várias atividades náuticas e não só.

A sessão de inauguração contará com momentos musicais do Ensemble de Sopros da Banda Club Pardilhoense e do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”, bem como com uma demonstração de Canoagem da Secção de Canoagem da Associação Saavedra Guedes.

Notícias Do Centro

“Viagem Entre Terras” leva Pampilhosa da Serra a visitar Janeiro de Baixo

Notícia anterior

Quer integrar o coro da Orquestra Comunitária “Sete e Sete” de Viseu Dão Lafões?

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro