O município de Coimbra aprovou hoje uma operação de reabilitação urbana entre a zona da Universidade e o Jardim da Sereia, que vai incluir também, em complementaridade, uma intervenção no edifício dos Paços do Concelho.
Em declarações aos jornalistas, no final da sessão de Câmara de hoje, o autarca Manuel Machado explicou que a operação se estende até ao Mercado Municipal D. Pedro, incluindo o antigo edifício da Manutenção Militar, que vai acolher o Centro de Arte Contemporânea.
No processo de candidatura da operação de reabilitação, o presidente da autarquia pretende incluir o edifício dos Paços do Concelho, cuja intervenção ao nível da cobertura e intervenções de eficiência energética está orçamentada em quatro milhões de euros.
A operação integra-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU), aprovada em 2018, e define seis eixos estratégicos a concretizar em 26 ações estruturante de intervenção no centro histórico e centro urbano antigo.
Segundo Manuel Machado, ainda não existe estimativa do investimento para a requalificação urbana na área Universidade/Sereia, que será candidatada ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) ou ao Portugal 2030.
O autarca disse ainda que a Câmara está disponível para apoiar uma intervenção no Teatro Académico Gil Vicente e no edifício da Associação Académica de Coimbra, numa lógica de cooperação institucional.
Por outro lado, deverão existir incentivos e benefícios fiscais para os particulares requalificaram também o edificado.
Comentários