CoimbraDestaque

Requalificação urbana no centro histórico de Coimbra inclui Paços do Concelho

0

 O município de Coimbra aprovou hoje uma operação de reabilitação urbana entre a zona da Universidade e o Jardim da Sereia, que vai incluir também, em complementaridade, uma intervenção no edifício dos Paços do Concelho.

Em declarações aos jornalistas, no final da sessão de Câmara de hoje, o autarca Manuel Machado explicou que a operação se estende até ao Mercado Municipal D. Pedro, incluindo o antigo edifício da Manutenção Militar, que vai acolher o Centro de Arte Contemporânea.

No processo de candidatura da operação de reabilitação, o presidente da autarquia pretende incluir o edifício dos Paços do Concelho, cuja intervenção ao nível da cobertura e intervenções de eficiência energética está orçamentada em quatro milhões de euros.

A operação integra-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU), aprovada em 2018, e define seis eixos estratégicos a concretizar em 26 ações estruturante de intervenção no centro histórico e centro urbano antigo.

Segundo Manuel Machado, ainda não existe estimativa do investimento para a requalificação urbana na área Universidade/Sereia, que será candidatada ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) ou ao Portugal 2030.

O autarca disse ainda que a Câmara está disponível para apoiar uma intervenção no Teatro Académico Gil Vicente e no edifício da Associação Académica de Coimbra, numa lógica de cooperação institucional.

Por outro lado, deverão existir incentivos e benefícios fiscais para os particulares requalificaram também o edificado.

Notícias Do Centro

Coimbra apoia criação de mais duas equipas de Intervenção Permanente

Notícia anterior

GNR capturou homem que tinha fugido da cadeia da Covilhã

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra