Viseu

Região de Viseu Dão Lafões lidera rede europeia de mobilidade sustentável

0

Uma candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões ao programa europeu URBACT IV – Transfer Networks, com o projeto “Ir e Vir”, foi aprovada e vai ter início já em dezembro. O projeto será coordenado a partir da região e envolve parceiros de sete países europeus.

O objetivo é transferir e adaptar o modelo “Ir e Vir”, um sistema de transporte flexível e a pedido, implementado com sucesso nos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, a outras regiões europeias com características semelhantes, marcadas pelas dificuldades de garantir a mobilidade urbano-rural da população residente.

A candidatura foi uma das 25 selecionadas, após avaliação do Comité de Monitorização do URBACT, reunido a 8 de outubro, em Copenhaga, Dinamarca. Esta aprovação confirma o reconhecimento, a nível europeu, do “Ir e Vir” como um exemplo de boa prática e de inovação na mobilidade das pessoas através do transporte flexível.

Além da CIM Viseu Dão Lafões, entidade líder, o projeto “Ir e Vir” integra os seguintes parceiros: o Município de Kimi-Aliveri (Grécia), o Município do Distrito de Jurbarkas (Lituânia), o Instituto de Ordenamento do Território do Condado de Šibenik-Knin (Croácia), o Município de Harju Ocidental (Estónia), a Câmara Municipal de El Vendrell (Espanha), a Organização de Turismo da Cidade de Subotica (Sérvia) e a Câmara Municipal de Tysmenytsya (Ucrânia).

O projeto tem início formal em dezembro, com uma reunião de arranque em Paris, e prolonga-se até 2028. Durante esse período, serão promovidas ações de intercâmbio, formação e experimentação local, com vista à criação de modelos de mobilidade mais acessíveis, verdes e inclusivos em toda a Europa.

O programa europeu URBACT promove a partilha e transferência de boas práticas urbanas entre cidades e regiões da Europa, incentivando o desenvolvimento de soluções conjuntas para os desafios contemporâneos das políticas públicas.

Recorde-se que o serviço de transporte flexível “Ir e Vir” já havia sido destacado pela União Europeia como um exemplo de boas práticas em mobilidade regional, no âmbito do projeto europeu EMBRACER – Interligando a Mobilidade entre Cidades e Subúrbios Europeus, financiado pelo programa INTERREG Europe. Além disso, foi também distinguido com o Selo de Boas Práticas pelo Comité de Acompanhamento do programa europeu URBACT IV.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca que “este é mais um exemplo do trabalho consistente que temos desenvolvido na área da mobilidade sustentável e coesão social, que volta agora a ter destaque internacional. O ‘Ir e Vir’ mostrou resultados concretos, com mais de 46 mil passageiros desde 2022, e é reconhecida como uma prática de excelência a nível europeu. Liderar esta rede URBACT é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento, reforçar parcerias e continuar a inovar”.

GNR apreende armas e munições em caso de violência doméstica em Oliveira de Azeméis

Notícia anterior

Universidade de Coimbra demonstra que inibição de pequenas moléculas acelera cicatrização em pessoas com diabetes

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu