DestaqueLeiria

Região de Leiria vai lançar Cartão Único Intermunicipal

0

A Comunidade Intermunicipal aprovou hoje o regulamento para a criação do Cartão Único Intermunicipal, que deverá arrancar ainda este ano em forma de projeto piloto nos concelhos de Alvaiázere e Leiria.

“Este cartão possibilita a cada um dos municípios poderem introduzir um conjunto variável de opções, desde o apoio ao medicamento, desde o carregamento de um valor para apoios sociais diversos e, sobretudo, o cartão único para os transportes”, afirmou à agência Lusa o presidente da CIM, Jorge Vala, após uma reunião da CIM, em Leiria.

Segundo Jorge Vala, também presidente da Câmara de Porto de Mós, trata-se de um “cartão bastante versátil” e que “permite a cada um dos municípios poderem ter serviços comuns de toda a região”.

Por outro lado, o presidente da CIM adiantou que o Cartão Único Intermunicipal, transversal a vários serviços, possibilita “aos munícipes da Região de Leiria usufruírem de determinados benefícios, todos eles agregados num único cartão”.

“O Município de Porto de Mós, no próximo ano, vai atribuir as fichas de estudo às famílias que estudam no concelho. Essas famílias vão ter carregado no cartão, se o cartão já estiver a funcionar em Porto de Mós, o vale correspondente ao custo, que depois terá de ser utilizado nas lojas do concelho, especificamente para essa finalidade”, exemplificou.

O autarca observou que “há serviços que podem ser comuns a toda a região e há serviços que são específicos para um determinado concelho [como os apoios sociais], e o cartão faz essa leitura, a partir das lojas aderentes ou dos acessos limitados”.

Jorge Vala disse esperar que o Cartão Único Intermunicipal entre em vigor em dezembro, nos concelhos de Alvaiázere e Leiria, para, em 2026, as adesões dos restantes municípios terem continuidade ainda na “fase piloto”.

“Eu espero que o próximo ano seja de experiência, para depois entrar na região em 2027, em pleno”, nos dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, acrescentou.

Para o presidente da CIM, “este é um bom princípio (…) da importância de fazer coesão, de tornar iguais os cidadãos dos municípios como Leiria aos cidadãos do Município de Castanheira de Pera”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Suspeito de violação a adolescente começou a ser julgado em Aveiro

Notícia anterior

PCP critica ausência de referência ao Hospital de Aveiro no Orçamento de Estado

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque