Leiria

Região de Leiria ultrapassa metas de execução de fundos europeus

0

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) anunciou ter ultrapassado as metas de execução de fundos europeus, alcançando, no final de 2022, a maior taxa de realização de fundos da Região Centro.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, com novo ponto de situação relativo ao controlo das metas de execução para 2022 do Programa Operacional do Centro (Centro 2020), com data a 31 de dezembro, a CIMRL explicou que, na Região Centro, e considerando o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o Fundo Social Europeu (FSE), aquela comunidade intermunicipal apresenta um “desempenho bastante acima da média”.

A CIMRL “assegurou o cumprimento das metas fixadas para o ano de 2022, com um forte contributo do FEDER (com taxa de cumprimento de 126,8%) e uma prestação mais modesta do FSE (71,8%), em parte justificada pela aprovação de projetos de formação e capacitação em 2020/2021 cuja execução se prolongará até junho de 2023”.

“Em termos globais, o Centro 2020 encerrou o ano de 2022 com uma taxa de execução de 80,4%, valor que representa um nível de execução muito positivo, para o qual contribuíram de um modo muito relevante as comunidades intermunicipais”, assinalou a CIMRL.

Segundo a mesma nota de imprensa, a CIMRL “regista, no final do ano de 2022, a maior taxa de realização de fundos (74%) da Região Centro, que corresponde a 33 milhões de euros de fundos pagos aos beneficiários”.

A CIMRL realçou que este ano vai exigir “um esforço adicional”, sendo que o pedido é para manter “o foco na execução durante o ano de 2023”, para se garantir “a utilização da totalidade da dotação do programa e assegurar que chegam aos beneficiários municípios os apoios necessários à concretização dos seus projetos de investimento”.

Integram a CIMRL os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Fazem parte da Região Centro as comunidades intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região de Aveiro, Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa e Oeste, abrangendo uma centena de municípios.

Segundo o sítio na Internet www.centro.portugal2020.pt, o Programa Operacional da Região Centro, para o período 2014-2020, “tem como base uma estratégia de desenvolvimento regional partilhada e construída através de uma forte mobilização de todos os parceiros regionais”.

Para este período, o Centro2020 conta com “uma dotação de 2.155 milhões de euros, dos quais 1.751 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e 404 milhões de euros do Fundo Social Europeu”, valor que “representa um acréscimo de 27% face ao anterior período de programação (2007-2013) e corresponde a um valor de 925 euros por habitante da Região Centro”.

Notícias Do Centro

Transportes Urbanos de Coimbra com um quarto da frota com mais de 20 anos

Notícia anterior

Taxa turística da ilha das Berlengas rendeu 83 mil euros nos primeiros 9 meses

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria