A Rede Intermunicipal das Bibliotecas da Beira Baixa foi hoje formalmente constituída, com a celebração de um protocolo que envolve sete equipamentos dos oito municípios que integram a Comunidade da Beira Baixa (CIMBB).
“No âmbito dos municípios da CIMBB, a Biblioteca Municipal de Oleiros é aquela que apresenta mais dificuldades e que ainda não integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Está a fazer-se um esforço de modernização e esperamos que possa integrar esta rede brevemente e vir a fazer o pleno”, disse hoje o diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Silvestre Lacerda.
Este responsável deslocou-se à sede da CIMBB, em Castelo Branco, para celebrar um protocolo para a criação da Rede Intermunicipal das Bibliotecas da Beira Baixa.
O acordo de colaboração, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), atribui às bibliotecas da CIMBB uma verba no valor de 60 mil euros para aquisição de computadores e 75 mil euros para catálogos integrados do sistema de informação para bibliotecas.
“Trata-se de um esforço de acompanhamento e modernização deste tipo de serviços”, frisou Silvestre Lacerda.
O objetivo do protocolo passa ainda por contribuir para o desenvolvimento das diferentes literacias, incluindo a digital, tendo como referência as necessidades das comunidades servidas e os vários segmentos de público, a promoção da inclusão social e o incremento do conhecimento em todas as áreas do saber, oferecendo novos recursos e serviços que permitam atingir esses fins.
A captação de novos públicos, a disponibilização de recursos e a criação de serviços comuns que conduzam à promoção da identidade regional enquanto comunidade fazem também parte desses objetivos.
“Temos cerca de 23.834 utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais da CIMBB. Numa região cuja população, segundo o último censo, é de 98.799 habitantes, há um número significativo de pessoas que necessitam dos serviços prestados pelas bibliotecas”, concluiu.
Em representação da CIMBB, esteve o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.
O autarca salientou o trabalho feito no sentido de adaptar a biblioteca municipal aos “novos tempos” e ir também “ao encontro dos novos leitores”.
“Este será sempre um caminho não terminado. Hoje, a leitura é feita de muitas outras formas. Mas temos de continuar a tentar sensibilizar os que não leem para o fazer”, concluiu.
A CIMBB é uma associação de âmbito territorial que visa a realização dos interesses comuns aos municípios que a integram, designadamente pela promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, que reforça a identidade do território e o sentimento de pertença da sua comunidade.
O âmbito geográfico da CIMBB compreende os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.
Comentários