DestaqueGuarda

Rede de aliança de Universidades UNITA reúne no Politécnico da Guarda

0

O Politécnico da Guarda (IPG) recebe nos dias 28 e 29 de outubro no seu campus uma reunião com os parceiros europeus da UNITA – Universitas Montium.

Para além do IPG, a UNITA é composta por universidades de Espanha, França, Itália, Roménia, Suíça e Ucrânia, que têm em comum a localização em zonas transfronteiriças e de montanha.

O grande objetivo é consolidar uma comunidade inclusiva, multilingue e europeia, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de carreiras, incentivando a intercompreensão, criando redes de cooperação entre docentes, investigadores e inovadores, reforçando mobilidade de estudantes e staff, fortalecendo a cidadania e identidade europeia, em particular nas comunidades rurais e transfronteiriças.

Com o título “UNITA Work Package 2 Staff Week and Annual Meeting”, esta reunião de universidades dos seis países, da qual o Politécnico da Guarda é anfitrião, definirá modalidades de cooperação, de investigação científica e de transmissão de conhecimento.

“O IPG tem a honra de co-liderar várias tarefas neste pacote, especialmente nas áreas da política linguística e da intercompreensão, da criação de comunidades de educação e investigação, e da promoção da cidadania europeia”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“Estes objetivos refletem o compromisso do IPG com o território e com os valores de uma Europa solidária, aberta e sustentável”, frisou.

O IPG tem já em funcionamento um mestrado conjunto (dupla titulação) com a Universidade de Timisoara, na Roménia, em Sistemas de Informação Geográfica. Estão também em preparação mestrados e doutoramentos conjuntos as universidades da Aliança.

“As Universidades europeias são uma estratégia da Comissão Europeia assentes em ofertas académicas conjuntas no campo digital interuniversitário integrado em diferentes cursos, desde microcredenciais a doutoramentos, tendentes à construção de um joint degree com selo da própria universidade UNITA, aprovado a nível europeu”, afirma Carla Ravasco, pró-presidente do IPG para as Relações Internacionais.

Em março de 2026, a Guarda será, então, a sede da reunião anual da direção – Governance Board: Governaça, Gestão e Qualidade, recebendo os reitores de todas as instituições parceiras num encontro que será dedicado a “definir o futuro” da UNITA. O ponto principal em discussão é a passagem do estatuto de Aliança a Confederação.

“Estes passos visam tornar a UNITA numa voz, cada vez mais forte, no ensino superior Europeu”, refere Joaquim Brigas, Presidente do IPG.

Idoso morre em despiste em Sever do Vouga

Notícia anterior

Tailândia doa 80 volumes da obra sagrada do budismo à Universidade de Coimbra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque