Aveiro

Rancho folclórico S. Simão de Mamarrosa volta a reviver a tradição da desfolhada

0

No próximo dia 27 de setembro, a partir das 20:30, o adro da Igreja da Mamarrosa vai transformar-se novamente numa autêntica eira para acolher mais uma edição da Tradicional Desfolhada, organizada pelo Rancho Folclórico S. Simão de Mamarrosa.

Este evento, que já se tornou um marco cultural e identitário da freguesia, tem como objetivo preservar e partilhar com a comunidade uma das maiores tradições agrícolas da região, juntando música, teatro, dança e convívio num só espaço.

A noite contará com a presença de dois grupos vindos do Alentejo, que prometem trazer todo o encanto e autenticidade da sua região: o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada, e o Rancho Folclórico Os Camponeses de Arraiolos.

Para além da encenação do processo de descamisar o milho, onde o público poderá assistir e participar num momento de verdadeira recriação histórica, haverá também espaço para malhar o milho e procurar o sempre aguardado Milho-Rei, tradição que faz a alegria dos mais jovens.

Este ano, a iniciativa contará ainda com uma novidade. Na manhã do próprio dia, a população é convidada a juntar-se ao rancho e apanhar o milho diretamente da terra, tornando a experiência ainda mais próxima da realidade vivida pelas gerações passadas.

“A Tradicional Desfolhada é muito mais do que uma festa. É uma memória viva que queremos manter e transmitir. Ao recriarmos estas práticas, damos aos mais velhos a oportunidade de reviver momentos do seu quotidiano agrícola e mostramos aos mais novos como estas noites eram de trabalho, mas também de convívio, alegria e partilha”, sublinha Daniel Jesus, Presidente da Direção do Rancho Folclórico S. Simão de Mamarrosa.

Como manda a tradição, não faltarão os figurantes trajados a rigor, música popular, danças tradicionais e, claro, a boa comida e bebida que completam o ambiente festivo desta noite especial.

Vagos: Três detidos em flagrante por caça em área de proteção

Notícia anterior

Incêndios: Chamas já passaram de Oliveira do Hospital para o concelho de Nelas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro