Cantar Os Reis, Carnaval e Solenidades da Quaresma e da Semana Santa. Para viver estes eventos, só há um lugar possível: Ovar.
“O Município de Ovar tem apostado na diferenciação das suas propostas culturais, através da valorização de eventos com características únicas, fortemente relacionados com identidade do território e com as tradições vareiras”, destaca Alexandre Rosas, Vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, explicando que a autarquia tem feito um “caminho na consolidação e no crescimento destas marcas culturais, que permitem afirmar o território, enquanto destino cultural de excelência”. O autarca sublinha, ainda, a participação comunitária que é comum aos três eventos que, como defende, “confere às iniciativas, uma singularidade e riqueza especiais”.
O “Cantar os Reis em Ovar”, Património Imaterial de Portugal desde 2020, é o primeiro evento da programação municipal. Como é já tradição, as Troupes Infantis sobem ao palco do Centro de Arte de Ovar, dia 5 de janeiro, às 14h30 e as Troupes adultas a 6 de janeiro, dia de Reis, às 20h30. São centenas de reiseiros a dar vida a uma tradição com características únicas, fortemente enraizada na história e tradição do concelho e da comunidade ovarense. Nesta edição há uma novidade. No dia 4 de janeiro, sábado, às 21h00, as quatro Troupes mais antigas do concelho juntam-se na Igreja Matriz de Ovar para um encontro especial, que promete aquecer a alma de todos os que quiserem assistir.
Segue-se o Carnaval que, de 8 de fevereiro a 4 de março, traz a tão esperada “Vitamina da Alegria”. Desfiles, concertos, oficinas, exposições, visitas e muita animação espontânea, são mais de 50 as iniciativas que transformam as ruas de Ovar num palco coletivo, que partilha tradições genuínas com grandes nomes da música portuguesa e internacional, num cartaz desenhado para diferentes públicos.
Logo a seguir, com a Quarta-feira de Cinzas, dá-se início ao período de celebração das Solenidades da Quaresma e da Semana Santa em Ovar, cuja história e dimensão patrimonial colocam Ovar entre as principais paróquias do país com tradições seculares. As procissões são as manifestações mais aguardadas. A programação desdobra-se de 5 de março a 20 de abril.
Em agenda há ainda espaço para muitas outras propostas culturais. Música, teatro, novo circo, cinema, exposições, tertúlias e propostas para crianças e famílias estarão em destaque nos vários equipamentos municipais. Logo a 10 de janeiro, às 21h30, Buba Espinho convida os Bandidos do Cante para o primeiro concerto do ano, no CAO. Já a 17 de janeiro, também às 21h30 no CAO, preparado está um serão de teatro com a apresentação de “O amor é fodido”, da autoria de João Garcia Miguel, a partir do texto de Miguel Esteves Cardoso. Ainda no CAO, o concerto dos The Black Mamba, a 28 de março, às 21h30. A não perder, ainda, o espetáculo musical Dueto Duelo. É no dia 24 de janeiro, às 21h30, na Escola de Artes e Ofícios. No Museu Júlio Dinis, imperdível será o concerto de Joana Gama, no dia 1 de fevereiro, às 18h00.
Outras das novidades da programação é a 1ª edição do CásterAntiqua – Festival de Música Antiga de Ovar, que decorre de 14 a 23 de março, numa parceria da Câmara Municipal de Ovar com a Associação Cultural Musurgia. Esta proposta artística pretende levar a cidade de Ovar a viajar aos séculos XVI, XVII e XVIII, através de uma programação musical que congrega artistas e agrupamentos nacionais e internacionais, em espaços de interesse patrimonial local. Haverá, também, uma residência artística, sessões didáticas e visitas guiadas.
O Programa Eixo – Aprendizagem Criativa, dedicado a escolas, crianças, jovens e famílias, continua a crescer, estando contempladas, nesta agenda, uma dezena de propostas que visam formar novos públicos e despertar a curiosidade, o espírito crítico, a criatividade, a liberdade de pensar, mas também a solidariedade, a empatia, a tolerância e a sã convivência. Em evidência na programação, o espetáculo “”337 KM”, dirigido à comunidade escolar que estuda a disciplina de Espanhol. Com entrada gratuita para os alunos, o espetáculo será apresentado em janeiro.
Comentários