NIAW – Creations by Young People apresenta pela primeira vez o seu trabalho através da exposição “Pontos que Unem Mundos – Quando a costura transforma sonhos em caminhos” na Casa do Tempo, em Castanheira de Pera.
A exposição estará patente entre dia 29 de novembro e dia 6 de dezembro e, no dia 29 às 15:00, contará com uma inauguração e desfile de moda com a participação dos utentes da Cercicaper IPSS. Haverá ainda uma loja com produtos disponíveis para compra, permitindo ao público conhecer e adquirir as peças NIAW.
O evento conta com o apoio do Município de Castanheira de Pera, da Prazilândia e do museu Casa do Tempo e mostra como a costura pode ser uma ponte entre pessoas, culturas e sonhos, com criações feitas à mão pelos quatro jovens fundadores do projeto, provenientes da Gâmbia e do Senegal.
Criado em 2025 no âmbito do projeto Futuro Verde em Ação, promovido pela Fundação Ajuda em Ação e financiado pela Fundação Repsol, o NIAW é um projeto empreendedor e intercultural que une costura, sustentabilidade e identidade cultural, contando ainda com o apoio da CERCICAPER, que tem acolhido e acompanhado os jovens desde o início na sua resposta social — Apartamento de Autonomização – Casa +.
As peças apresentadas são todas feitas à mão, com tecidos reaproveitados, refletindo a criatividade e o compromisso dos jovens com a sustentabilidade. Os modelos são, em grande parte, utentes e trabalhadores das diferentes respostas sociais da CERCICAPER que aceitaram o convite para vestir e representar o NIAW.
A exposição fotográfica, que permanecerá no museu Casa do Tempo até 6 de dezembro, apresenta imagens captadas em locais emblemáticos de Castanheira de Pera, destacando a inclusão e diversidade da comunidade local.













Comentários