CoimbraDestaque

Quarenta e sete situações detetadas de violência doméstica em um ano em seis concelhos do distrito de Coimbra

0

A Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, que reúne os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares, já acompanhou 47 situações de violência doméstica desde 2020.

Segundo a Câmara Municipal da Lousã, o Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) foi criado em setembro de 2020 e integra seis concelhos do distrito de Coimbra.

Este Gabinete “já sinalizou e acompanhou 47 situações, sendo que só no decurso de 2021 já foi prestado acompanhamento a 36 vítimas, 33 mulheres e 3 homens, 23 dos quais são utentes com filhos/as menores a cargo e/ou mantêm coabitação com a pessoa agressora”, refere o município da Lousã numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Na reunião de balanço do primeiro ano do gabinete de apoio, foram apresentados os resultados da implementação e da intervenção do gabinete, e ainda apresentado o projeto aprovado de respostas de apoio psicológico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica.

“Foram ainda debatidas fórmulas para a consolidação e sustentabilidade desta Estrutura”, lê-se na nota.

A reunião contou com a presença da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), nomeadamente da técnica Paula Caldas e do vice-presidente Manuel Albano, bem como com representantes da Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e Afropinhal (Dueceira), municípios, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e postos territoriais da GNR dos seis concelhos.

Para fazer uma denúncia e sinalizar situações de violência doméstica ou da própria vítima, deve recorrer ao Gabinete de Apoio à Vítima através das linhas diretas 927057059 ou 927057333.

Notícias Do Centro

Incêndios: Mulher de ex-vereador de Pedrógão Grande diz que ele não tinha competências

Notícia anterior

Governo atualiza Plano de Revitalização do Pinhal Interior com 200 milhões

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Coimbra