Viseu

PSD/CDS-PP recandidata presidente da Câmara em Oliveira de Frades

0

O presidente da Câmara de Oliveira de Frades, João Valério, disse hoje à agência Lusa que se recandidata ao lugar para dar continuidade ao trabalho do último mandato e implementar novos projetos no turismo e economia.

O candidato da coligação PSD/CDS-PP, João Valério, assumiu que quer um segundo mandato para “dar continuidade ao trabalho realizado” desde 2021, quando ganhou as eleições, e implementar novos projetos com base nos mesmos cinco eixos.

Esses cinco eixos são: “qualidade de vida, coesão social e coesão territorial; património e turismo; economia local, indústria e comércio; educação, desporto e juventude; floresta, sustentabilidade e ambiente”, enumerou referindo que para cada um deles tem 10 compromissos.

“Pretendemos continuar a requalificar e beneficiar a praia fluvial de Destriz e a da Carriça, recentemente eleita a praia fluvial do ano, a zona de fruição ribeirinha de Pedre e temos um grande projeto de ampliação da zona ribeirinha de Sejães”, afirmou.

No turismo, João Valério disse ainda à agência Lusa que “a aposta continua a ser forte” e, por isso, quer também “avançar com o projeto dos Passadiços do Teixeira”.

Em relação à economia, outros dos pilares a priorizar, preconiza a “requalificação da zona industrial e a criação do centro empresarial de Oliveira de Frades” e, para isso, disse que a autarquia “já tem financiamento” através do programa europeu PT 2030.

“Queremos acabar a creche de Arcozelo das Maias e avançar com a construção de uma nova creche, devido ao aumento da população e não só pelo fluxo migratório o que justifica uma nova creche”, argumentou.

Sobre o ambiente, João Valério destacou a “necessidade de avançar com uma nova ETAR [estação de tratamento de águas residuais]” e “reforçar a rede de saneamento no concelho” de Oliveira de Frades.

Também o mercado municipal está na lista de prioridades do candidato, uma vez que, atualmente, “está numa infraestrutura do parque urbano, mas a ideia é fazer um de raiz, junto à feira, com todas as comodidades para quem vende e para quem se dirige lá” e que “poderá servir de apoio a outro tipo de atividades”.

Também a habitação está no foco da agenda eleitoral, com a “disponibilização de lotes nas freguesias para jovens, para primeira habitação”, assim como dar “continuidade aos projetos desportivos e culturais que têm vindo a ser implementados e a crescer”.

João Valério, de 42 anos, casado e pai de duas filhas, licenciado em Direito, é natural de Ribeiradio, freguesia de Oliveira de Frades, município a que presidiu pela primeira vez neste mandato, depois de ter passado, entre 2013 e 2017, pela Assembleia Municipal.

A concorrer às eleições do dia 12 de outubro, à Câmara de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, além do atual presidente, João Valério, está também Dinis Fernandes (PS), Miguel Martins (CDU) e Esmeralda Serrano (Chega).

Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP conquistou 45,35% (2.741 votos) e elegeu três mandatos, enquanto o Nós Cidadãos (NC) alcançou 41,30% (2,496 votos) conseguindo dois lugares. O PS foi a terceira força política com 6,54% (395 votos), num concelho que tinha 8.710 inscritos, dos quais 6.044 votaram.

Notícias do Centro | Lusa

Assaltadas duas instituições particulares de solidariedade social em Castelo de Paiva

Notícia anterior

Testo inaugura fábrica em Albergaria-a-Velha com 25 milhões de investimento

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu