Leiria

PS de Leiria diz que venda da escola profissional será suspensa se Governo repuser financiamento

0

A concelhia do PS de Leiria garantiu hoje que a venda do alvará da Escola Profissional de Leiria (EPL) será suspensa se o Governo assegurar o financiamento de 15% que foi cortado.

“Neste quadro de incerteza e esgotadas todas as possibilidades tornou-se inevitável, como último recurso, iniciar o trabalho técnico necessário para a eventual transmissão do alvará da EPL”, adiantou a concelhia do PS, da qual Anabela Graça, vereadora da Educação na Câmara de Leiria, é a presidente.

Segundo o comunicado, o processo “recua a qualquer momento, caso o Governo delibere cumprir a sua função”, ou seja, financiar a diferença de 15% que não é coberta pelo apoio do Fundo Social Europeu para os cursos profissionais.

Garantindo que a transmissão do alvará em hasta pública assegura a “salvaguarda de todos os direitos dos trabalhadores, alunos e famílias”, a concelhia desmentiu que a EPL tenha um passivo de 560 mil euros, informação avançada pela estrutura do PSD de Leiria, num comunicado enviado esta semana.

“Este valor corresponde, na verdade, ao montante que a instituição deixou de receber a partir de setembro de 2023, devido à supressão dos 15% da contrapartida nacional nos fundos europeus. Não é uma dívida gerada pela gestão da escola”, esclareceu o PS.

Os socialistas acrescentaram que a escola “mantém a sua solidez financeira, apresentando um fundo patrimonial de 709.166,42 euros em janeiro de 2025, um valor superior ao montante em falta”.

O PS reafirmou que a direção do estabelecimento de ensino e a Câmara Municipal de Leiria, um dos instituidores da Fundação Escola Profissional de Leiria, “têm empreendido todos os esforços para resolver o problema, incluindo a solicitação de um despacho de exceção aos ministérios competentes”.

Adiantando que não houve “qualquer resposta dos responsáveis governamentais”, o PS sublinhou que o corte de 15% de financiamento “verificou-se em sete escolas com natureza municipal ou equivalente, dos concelhos de Póvoa de Lanhoso, Leiria, Coimbra, Barcelos, Murça, Felgueiras e Cinfães”.

O grupo parlamentar do PS também “já interveio na Assembleia da República em defesa da EPL, reafirmando a necessidade de garantir a reposição dos 15% da contrapartida nacional e alertando o Governo para assegurar a estabilidade financeira da instituição”.

“Em vez de difundir falsidades, o PSD de Leiria deve colaborar ativamente na resolução do problema e criticar o seu próprio Governo pela falta de resposta e pela redução do financiamento que coloca a estabilidade da EPL em causa”, insistiram os socialistas.

A estrutura concelhia do PS destacou que “a sustentabilidade [da EPL] exige a urgente normalização do financiamento por parte do Governo”, considerando que se trata de “um imperativo de justiça”.

Os socialistas esclareceram ainda que o “Município de Leiria está legalmente impedido de financiar a EPL”, pois o financiamento da autarquia “carece de cabimento legal de acordo com o regime jurídico das autarquias locais e da Lei-Quadro das Fundações”.

A comissão política de Leiria do PSD disse, na terça-feira, estar contra a venda do alvará da EPL em hasta pública, decisão tomada pelo conselho da fundação.

“Ficámos a saber que a EPL se encontra, no momento, com um passivo que ascende a mais de 560 mil euros”, situação que “não surgiu do ‘dia para a noite’”, referiram os sociais-democratas em comunicado.

A Escola Profissional de Leiria tem um orçamento de 1,8 milhões de euros e despesas mensais de cerca de 81 mil euros. O corte de 15% do Governo representa, desde 2023, 560 mil euros, referiu Anabela Graça, na reunião de executivo, há cerca de uma semana.

Tem 216 alunos, 28 professores e 18 funcionários, e estabeleceu cerca de 260 protocolos com empresas da região, onde os estudantes realizam os seus estágios.

Notícias do Centro | Lusa

Anadia quer afirmar-se como polo de ensino superior em 2035

Notícia anterior

Coimbra revela abertura do Governo para uma só autoridade de transportes na região

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria