O presidente dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, José Carlos Quintas, é o candidato do PS à Câmara nas eleições autárquicas, traçando como objetivo ganhar todos os órgãos autárquicos do concelho.
“O objetivo principal é ganhar a Câmara Municipal, elegendo o maior número de vereadores possível, como ganhar a Assembleia Municipal e ganhar todas as juntas de freguesia”, afirmou hoje José Carlos Quintas à agência Lusa.
O candidato, de 59 anos, é técnico superior do Instituto de Emprego e Formação Profissional e concorre como independente.
Até 2023, o agora cabeça de lista socialista foi militante do PSD.
Nas eleições autárquicas de 2005, José Carlos Quintas integrou a lista do socialista Fernando Manata à Câmara de Figueiró dos Vinhos, não tendo sido eleito, e, entre 2013 e 2021, foi membro da Assembleia da União das Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas, eleito pelo PSD.
José Carlos Quintas salientou ter recebido “um honroso convite” do PS, “nomeadamente até pelo presidente da Câmara atual, Jorge Abreu”, para ser candidato.
“Esta candidatura não representa algo que eu, alguma vez, estivesse à espera ou tivesse equacionado”, declarou, realçando estar “muito entusiasmado com esta oportunidade” e ser “uma grande honra e uma grande oportunidade de servir” aquele concelho do interior do distrito de Leiria.
O candidato assinalou a sua dedicação à causa pública ao longo de mais de 30 anos, com ligação a várias associações, incluindo à corporação de bombeiros local, onde é dirigente há 23 anos.
Sobre as prioridades com que se vai apresentar a sufrágio, o cabeça de lista referiu “a fixação da população, a atração de novos residentes”, assim como a “dinamização da economia e a captação de empresas e investimento”.
“Também uma das grandes prioridades será o apoio na habitação e o apoio social”, assegurou, referindo que “os grandes eixos passarão sempre” por estas áreas.
O PS, liderado por Jorge Abreu (no terceiro e último mandato), ganhou o município de Figueiró dos Vinhos ao PSD nas eleições autárquicas de 2013. Repetiu a vitória em 2017 e 2021.
Nas últimas autárquicas, os socialistas conquistaram dois mandatos, igual número alcançado pelos sociais-democratas. Já o Movimento Figueiró Independente elegeu um vereador.
Das quatro freguesias do concelho, o PS lidera em três, o PSD uma.
Filipe Silva (PSD) e José Fidalgo (independente que lidera a lista do Chega) são os outros dois candidatos conhecidos para as eleições autárquicas, que se realizam entre setembro e outubro.
Comentários