DestaqueLeiria

Projeto em Leiria apoia transição de alunos para o 1.º ciclo

0

O município de Leiria está a desenvolver um projeto para apoiar crianças, famílias e educadores nos processos de transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, focado nas matrículas condicionadas, disse à agência Lusa a vereadora da Educação.

Através do Projeto Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), que integra uma equipa multidisciplinar com cinco terapeutas da fala, cinco psicólogas, duas mediadoras sociais e uma nutricionista, o município de Leiria pretende prevenir situações de risco de insucesso escolar, adiantou Anabela Graça.

A autarca explicou que as técnicas estão a desenvolver o projeto “Um passo em frente” destinado sobretudo aos encarregados de educação de crianças que completem 6 anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2024.

“Trabalhamos com alunos em risco de insucesso escolar e o que temos percebido é que os alunos que entram precocemente, sem estarem preparados, estão em maior risco de insucesso escolar”, constatou a coordenadora do projeto, Alexandra Lázaro.

Segundo aquela psicóloga, o projeto pretende dar ferramentas aos pais para que possam tomar uma decisão mais informada, pelo que a equipa está também a realizar um rastreio de prontidão escolar, voluntário a todos os alunos de matrícula condicionada (completem 6 anos entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2024), que estão a finalizar o pré-escolar.

O objetivo é avaliar as capacidades de cognição, socioemocionais e de linguagem das crianças que se enquadram nestas idades, de modo a permitir que os pais tomem decisões mais informadas. Nesse sentido, foram organizados cinco ‘webinars’ – o primeiro decorreu na segunda-feira – que irão abordar várias dimensões, nomeadamente a transição para o 1.º ciclo, a importância da consciência fonológica para um bom processo de leitura e escrita e do brincar, assim como as rotinas de adaptação a uma nova realidade e tudo o que vai mudar.

Anabela Graça explicou que este projeto resulta da avaliação que tem sido feita pela equipa do PIPSE nas sete escolas do concelho de Leiria – o Agrupamento de Marrazes não está incluído por ser TEIP (território educativo de intervenção prioritária) – no combate ao insucesso escolar.

“Queremos prevenir os problemas antes de o serem. É uma aposta na valorização da prevenção, porque o primeiro ano é sempre uma adaptação difícil. É necessário informar os pais sobre esta transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, tendo em conta o perfil de cada uma das crianças”, adiantou a vereadora, alertando para a falta de maturidade de alguns alunos.

Apesar de o foco serem os alunos de matrícula condicionada, os ‘webinars’ destinam-se a todos os encarregados de educação.

“É muito importante os pais perceberem o salto que se dá do pré-escolar para o 1.º ciclo, quais as consequências e de que forma podemos fazer um bom acolhimento no 1.º ciclo, ao nível da integração”, acrescentou.

Os próximos ‘webinars’ estão agendados para os dias 11 de março, 08 e 22 de abril, e 06 de maio, em horário pós-laboral.

Notícias do Centro | Lusa

Condeixa recusa mineração perto do campo arqueológico de Conímbriga

Notícia anterior

Assembleia Municipal da Guarda pede transparência na revitalização da serra da Estrela

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque