DestaquePortugal

Projeto de bioeconomia sustentável no Interior chega a todo o lado com webinar de acesso livre

0

O projeto de bioeconomia sustentável e circular WinBio – Waste & Interior & Bioeconomy, que está a impulsionar as empresas do Interior de Portugal, vai apresentar um balanço dos resultados já alcançados, durante o último  workshop digital em sessão aberta que está marcado para  terça-feira, 20 de junho, entre as 10 e as 12 horas.

Sujeito apenas a inscrição prévia através desta ligação,  o evento via Zoom dará conta dos avanços obtidos pelos parceiros do WinBio em prol da potenciação da Bioeconomia Circular nas regiões do Centro, Norte e Alentejo e das suas empresas, e será também ocasião para debater as perspetivas do futuro pós-WinBio já que o projeto termina no final deste mês.

O WinBio foca-se na valorização económica de quatro grandes áreas tecnológicas no âmbito da Bioeconomia: Recursos biológicos endógenos; Fileira agro-alimentar; Fileira florestal; Fileira aquática. Através deste projeto, vem sendo demonstrada robustecida a qualidade dos produtos das regiões envolvidas através das entidades do sistema científico nacional.

Contando com o cofinanciamento do COMPETE 2020, este projeto assenta numa parceria coordenada pelo BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, presente em vários pontos do país, e envolve como parceiros o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, de Castelo Branco, o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (Beja), a associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy (Oliveira do Hospital), o Food4Sustainability coLAB (Idanha-a-Nova) e o parque de ciência e tecnologia TagusValley – Tecnopolo do Vale do Tejo (Abrantes).

Com o WinBio, os promotores visam promover e incorporar a temática da Bioeconomia Circular e Sustentável junto do setor empresarial dos territórios do Interior, dinamizando uma rede de competências para a transferência de conhecimento e intensificação tecnológica nessas temáticas. Pretendem também produzir e divulgar informação relevante sobre novas oportunidades de valorização e transferência do conhecimento no mesmo domínio e aumentar o nível de valorização, transferência e exploração do conhecimento científico e tecnológico, utilizando metodologias e ferramentas associadas à gestão de propriedade intelectual.

Os parceiros têm vindo a promover OpenDays, que são jornadas de portas abertas aos interessados em conhecer in loco as atividades desenvolvidas por cada entidade no âmbito do WinBio e dos seus objetivos. São oportunidades para interagir com os investigadores, visitar laboratórios e outras instalações de acesso habitualmente restrito e onde se realizam os trabalhos de investigação relacionados com a Bioeconomia Circular e Sustentável.

Nesse sentido, na tarde do dia 20, entre as 14,30 e as 16 horas, haverá ocasião para visitar o BLC3 e o CEC

Notícias Do Centro

Carnaval de verão! Troféu Nacional de Samba reúne as campeãs em Estarreja  

Notícia anterior

Suspeito de violência doméstica em Pombal apanhado com pistola de ar comprimido com esferas metálicas

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque