A Câmara de Proença-a-Nova lança, no sábado, um projeto-piloto de transporte público flexível (TPF), solução que visa responder às necessidades de mobilidade da população, especialmente em zonas com menor cobertura de transportes públicos regulares.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, refere que este projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e tem a duração de seis meses.
O TPF abrange os concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e o objetivo para o próximo ano passa pelo seu alargamento a todo o território destes municípios com novos itinerários.
“Para dar a conhecer melhor esta iniciativa, realizar-se-á uma sessão de divulgação no dia 25, às 16:00, na Sobreira Formosa [Proença-a-Nova], onde serão apresentados os detalhes do projeto e esclarecidas eventuais dúvidas da população”, adianta a autarquia.
O TPF funciona mediante reserva antecipada, permitindo aos passageiros planear as suas deslocações de forma conveniente e eficiente.
As reservas podem ser efetuadas através do site ‘https://flexivel.cimbb.pt’ ou por chamada gratuita para o número 800 502 502, nos dias úteis entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 15:00, sempre no dia anterior ao da viagem.
O projeto-piloto abrange um eixo estratégico de transporte, ligando Catraia Cimeira (Proença-a-Nova) a Fratel (Vila Velha de Ródão), com passagem por diversas localidades dos concelhos de Proença-a-Nova e de Vila Velha de Ródão.
O principal objetivo do TPF é colmatar lacunas da rede regular de transportes públicos, garantindo melhores ligações ao serviço expresso em Fratel.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, com partidas de Catraia Cimeira (Proença-a-Nova) para Fratel (Vila Velha de Ródão) às 08:15 e viagens de regresso às 18:30.
Aos domingos, haverá uma ligação adicional às 14:00.
Comentários