O edifício do antigo Instituto de Santiago, em Sobreira Formosa, Proença-a-Nova, vai receber a Base Permanente da Força Especial de Proteção Civil de Castelo Branco.
“É com gosto que acolhemos e sediamos aqui a Brigada da Força Especial de Proteção Civil de Castelo Branco, que traduz uma valência para o próprio concelho de Proença-a-Nova e para toda a região”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.
A cedência do edifício do antigo Instituto de Santiago, criado a 30 de abril de 1985 e encerrado em 2016, foi alvo recentemente da celebração de um protocolo de colaboração entre o município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O presente protocolo estará em vigor até ao momento em que começarem as obras de adaptação do edifício, com o objetivo de o dotar de condições para acolher idosos e cuidados de saúde, no âmbito de candidatura formalizada ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais — 3.ª Geração (PARES 3.0) denominada S. Tiago – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Lar Residencial”, lê-se na nota.
João Lobo adiantou ainda que está a efetuar contactos com a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, para a ampliação do Centro de Meios Aéreos da Moita.
Segundo o autarca, a Força Especial de Proteção Civil (FEPC) estava sediada neste centro, sendo que o espaço é “insuficiente para acolher todos os operacionais em condições dignas”.
Comentários