Leiria

Porto de Mós avança para instalação de até 20 câmaras de videovigilância no concelho

0

A Câmara de Porto de Mós vai celebrar um protocolo com a Guarda Nacional Republicana com vista à instalação de até 20 câmaras de videovigilância, disse hoje à Lusa o presidente daquela autarquia do distrito de Leiria.

O presidente Jorge Vala (PSD) explicou que o sistema de videovigilância será instalado em Porto de Mós, que terá o “acompanhamento de retaguarda 24 horas” pela GNR da vila, e na freguesia de Mira de Aire, onde também o posto daquela força policial fará a visualização das imagens em tempo real.

O sistema está ainda conectado com o Comando Territorial da GNR de Leiria, que terá como função toda a monitorização e gravação de imagens.

“É um sistema idêntico ao que sucede noutros concelhos”, reforçou.

Segundo Jorge Vala, a Câmara de Porto de Mós prevê investir 250 mil euros na “instalação de entre 15 a 20 câmaras”.

Depois de assinado o protocolo com a GNR, o autarca revelou que o processo será sujeito à avaliação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e depois da ‘luz verde’ terá de ser ratificado pelo Governo.

“Só depois lançaremos o concurso público internacional”, afiança, ao referir que acredita poder avançar para a instalação da videovigilância no primeiro semestre de 2026.

Numa nota de imprensa, a autarquia acrescenta que a “criação deste sistema responde ao compromisso assumido pelo executivo no seu programa eleitoral, tendo como finalidade reforçar a sensação de segurança dos munícipes, prevenir ocorrências e promover um ambiente urbano mais protegido”.

A instalação das câmaras está prevista para o rossio, parque verde e principais ruas do centro urbano de Porto de Mós, e no Largo da Igreja, ruas adjacentes e zona das Grutas de Mira de Aire, nesta freguesia.

“Todas as câmaras estarão conectadas 24 horas por dia aos postos da GNR de Porto de Mós, GNR de Mira de Aire e ao Comando Territorial de Leiria, garantindo capacidade imediata de resposta e vigilância contínua”, reforça o comunicado.

Para a autarquia, este sistema “constitui um importante instrumento para a prevenção e combate à criminalidade, reforçando a proteção de espaços públicos e aumentando a tranquilidade das populações”.

Câmara de Castanheira de Pera investe 313 mil euros em 12 novos condomínios de aldeia

Notícia anterior

Carnaval de Ovar terá 70 propostas, “pequeno aumento de preço” e descontos em pré-venda

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria