Leiria

Pombal avança com projeto para Polo de Inovação e Conhecimento

0

A Câmara Municipal de Pombal aprovou o procedimento concursal para a elaboração do projeto de execução do Polo de Inovação e Conhecimento, um dos investimentos marcantes e estratégico para o território nos próximos anos.

A construir na cidade de Pombal, o Polo de Inovação e Conhecimento destina-se a albergar definitivamente o Núcleo de Formação Superior (NFS) do Politécnico de Leiria e a futura escola superior desta instituição. Insere-se na estratégia municipal em matéria de investimentos na área da educação, enquadrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Pombal 2030.

A estratégia prevê a construção um edifício de inovação e conhecimento que integre, não só o NFS do Politécnico de Leiria, mas também condições laboratoriais e com capacidade para dinamizar um centro de investigação estratégico e diferenciador que sirva os interesses de desenvolvimento do território concelhio.

No âmbito da cooperação entre o Politécnico de Leiria e o Município de Pombal, pretende-se consolidar e afirmar o ensino superior, nomeadamente através do alargamento das unidades formativas com cursos técnicos de ensino superior, licenciaturas, mestrados e pós-graduações, procurando, também, constituir em Pombal um “hub” de inovação, de experimentação científica e tecnológica.

Estratégia esta que pretende impulsionar a transição de Pombal para uma plataforma de produção e comunicação de conhecimento de escalas local, nacional e internacional e, de uma forma transversal, potenciar a diversificação de serviços, valências e espaços urbanos, reforçando a estratégia de desenvolvimento socioeconómico da cidade. Por outro lado, a construção do Polo de Inovação e Conhecimento contribuirá para a
consolidação da zona do Casarelo (junto ao sopé da encosta do Castelo e onde será criado um parque verde) enquanto área de expansão urbana, programaticamente diversificada e única na cidade.

Notícias do Centro | Lusa

Região de Coimbra aprova orçamento de cerca de 22 milhões de euros para 2025

Notícia anterior

Escola Secundária de Coimbra quer criar dois centros tecnológicos especializados

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Leiria